Jogos Desportivos Coletivos

1.    O aluno, em exercício (com superioridade numérica dos atacantes – 3×1 ou 5×2) e em situação de jogo de Futebol 4×4 (num espaço amplo), com guarda-redes:
1.1    Aceita as decisões da arbitragem e adequa as suas ações às regras do jogo: a) início e recomeço do jogo, b) marcação de golos, c) bola fora, d) lançamento pela linha lateral, e) lançamento de baliza, f) principais faltas, g) marcação de livres e h) de grande penalidade.
1.2     Recebe a bola controlando-a e enquadra-se ofensivamente, optando conforme a leitura da situação:
1.3     Remata, se tem a baliza ao seu alcance.
1.4    Passa a um companheiro desmarcado.
1.5    Conduz a bola na direção da baliza, para rematar (se, entretanto, conseguiu posição) ou passar.
1.6    Desmarca-se após o passe e para se libertar do defensor, criando linhas de passe, ofensivas ou de apoio, procurando o espaço livre. Aclara o espaço de penetração do jogador com bola.
1.7    Na defesa, marca o adversário escolhido.
1.8    Como guarda-redes, enquadra-se com a bola para impedir o golo., ao recuperar a bola, passa a um jogador desmarcado.

2.    Realiza com correção global, no jogo e em exercícios critério, as ações: a) receção de bola, b) remate, c) condução de bola, d) passe, e) desmarcação e f) marcação, e em situação de exercício g) cabeceamento.

1.    Coopera com os companheiros, quer nos exercícios, quer no jogo, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções e falhas dos seus colegas.
2.    Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respetivos sinais e trata com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3.    Conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e as suas principais regras: a) início e recomeço do jogo, b) marcação de golos, c) bola fora e reposição da bola em jogo, d) canto e pontapé de canto, e) principais faltas e incorreções, f) marcação de livres e de grande penalidade, g) bola pela linha de fundo e reposição da bola em jogo, adequando as suas ações a esse conhecimento.
4. Em situação de jogo 5×5 ou 7×7:
4.1 Recebe a bola, controlando-a e enquadra-se ofensivamente; simula e ou finta, se necessário, para se libertar da marcação, optando conforme a leitura da situação:
4.1.1 Remata, se tem a baliza ao seu alcance.
4.1.2 Passa a um companheiro em desmarcação para a baliza, ou em apoio, combinando o passe à sua própria desmarcação.
4.1.3 Conduz a bola, de preferência em progressão ou penetração para rematar ou passar.
4.2 Desmarca-se utilizando fintas e mudanças de direção, para oferecer linhas de passe na direção da baliza e ou de apoio (de acordo com a movimentação geral), garantindo a largura e a profundidade do ataque.
4.3 Aclara o espaço de penetração do jogador com bola e ou dos companheiros em desmarcação para a baliza.
4.4 Logo que perde a posse da bola (defesa), marca o seu atacante, procurando dificultar a ação ofensiva.
4.5 Como guarda-redes, enquadra-se com a bola para impedir o golo. Ao recuperar a bola, passa a um jogador desmarcado.
5. Realiza com oportunidade a correção global, no jogo e em exercícios critério, as ações: a) receção de bola, b) remate, c) remate de cabeça, d) condução de bola, e) drible, f) finta, g) passe, g) desmarcação e i) marcação.

1 – Coopera com os companheiros, quer nos exercícios, quer no jogo, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem, e aceitando as opções e falhas dos seus colegas e dando sugestões que permitam a sua melhoria.
2 – Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respetivos sinais e trata com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3 – Adequa a sua atuação quer como jogador, quer como árbitro, ao objetivo do jogo, à função e ao modo de execução das principais ações técnico-táticas e às regras do jogo.
4 – Em situação de jogo 7 x 7 ou 11 x 11:
4.1 – Quando a sua equipa está de posse da bola, colabora com os companheiros, cumprindo os princípios do jogo, de modo a permitir a manutenção da posse de bola, a progressão para a baliza e a finalização:
4.1.1 – Penetra na direção da baliza, atacando o seu adversário direto, quando portador da bola, procurando criar situações de vantagem numérica ou posicional.
4.1.2- Apoia o companheiro com a bola, quando é o jogador mais próximo, procurando criar linhas de passe e garantir a primeira fase do equilíbrio defensivo.
4.1.3- Procura criar linhas de passe mais ofensivas, através de desmarcações de apoio ou de rutura, ocupando espaços livres e aclarando para provocar desequilíbrios e ruturas na estrutura defensiva adversária.
4.1.4- Participa com os seus companheiros em ações coletivas de ataque que visem dar maior largura e profundidade às ações ofensivas.
4.2 – Logo que a sua equipa recupera a posse da bola, procura criar situações de superioridade numérica ofensiva que permitam a finalização rápida, garantindo a profundidade ao ataque, através de desmarcações e aclaramentos e de uma grande velocidade de execução nas ações com e sem bola.
4.3 – Na impossibilidade de finalização em contra-ataque, desenvolve as ações técnico-táticas individuais e coletivas com segurança (sem perda de posse de bola), garantindo que todas as ações de ataque sejam feitas em largura e profundidade:
4.3.1- Utiliza adequadamente os três corredores de jogo, provocando oscilações e desequilíbrios na estrutura defensiva adversária.
4.3.2- Cria situações de superioridade numérica momentânea, em zonas restritas, que favoreçam a finalização na sequência de cruzamento
4.4- Colabora na organização do ataque, realizando de forma coordenada com os companheiros.
4.4.1- Desmarcações, através de mudanças rápidas de ritmo e direção da corrida, permitindo criar e ocupar espaços livres e apoiar o portador da bola.
4.4.2- Combinações tácitas, com o objetivo de realizar tarefas temporárias do jogo e específicas das suas funções:
4.4.2.1 – Quando portador da bola, fixa a ação do seu adversário direto (penetração), passa de seguida a um companheiro em desmarcação (de apoio ou de rutura) e desloca-se de imediato para um espaço facilitador da receção de bola (combinações simples e/ou diretas a dois jogadores – sem ou com devolução da bola).
4.4.2.2 – Quando portador da bola, fixa a ação do seu adversário direto (penetração), passa de seguida a um companheiro em desmarcação (de apoio ou de rutura) e desloca-se de imediato para um espaço facilitador da receção de bola, sendo esta devolvida a um outro jogador (combinações indiretas, realizadas por três ou mais jogadores).
4.5- Logo que a sua equipa perde a posse da bola, assume de imediato uma atitude defensiva, realizando ações técnico-táticas que permitam a recuperação da posse da bola e/ou a cobertura e defesa da baliza, de acordo com os princípios fundamentais:
4.5.1- Faz contenção, marcando o jogador com bola H x H, para parar o contra ataque e permitir a organização defensiva.
4.5.2- Apoia o companheiro que marca o adversário com bola, garantindo o apoio defensivo.
4.5.3- Procura fechar eventuais linhas de passe e espaços livres, em zonas não próximas da bola, garantindo o equilíbrio defensivo.
4.5.4- Participa em ações coletivas de defesa para retirar amplitude às ações do ataque (concentração defensiva).
4.6- Reage rapidamente à situação de perda da posse da bola da sua equipa, iniciando de imediato as ações de marcação, colaborando na organização do processo defensivo:
4.6.1- Marca H x H o portador da bola, quando é o jogador mais próximo, independentemente do local em que aquele se movimenta: – posiciona-se obliquamente à linha de corrida do adversário, entre o jogador e a sua baliza, a uma distância variável, consoante ele se encontre mais longe ou mais perto da baliza; – coloca-se numa posição lateral, quando o jogador se encontra junto aos corredores laterais ou perto da linha final.
4.6.2- Marca o jogador sem bola, tentando impedir situações de superioridade numérica ofensiva, aumentando a pressão à medida que a bola se aproxima do seu adversário direto ou este se aproxima do companheiro com bola.

4.6.3- Aumenta a pressão quando o atacante se aproxima da baliza.
4.7- Adequa as ações técnico-táticas defensivas (referidas anteriormente) ao tipo de defesa utilizado, de acordo com os seguintes princípios: .
4.7.1- Em situação de defesa individual, marca H x H o seu adversário direto em qualquer zona onde se movimente, garantindo, de forma coordenada com os seus companheiros, a marcação dos adversários.
4.7.2- Em situação de defesa de zona, marca o jogador que entra na sua área de responsabilidade, até que, de forma coordenada com outro companheiro, troque de marcação, garantindo a ocupação racional dos espaços e zonas defensivas.
4.7.3- Em situação de defesa mista, marca H x H o jogador que entra na sua área de responsabilidade e mantém a marcação até estar concluída a ação do adversário.
4.7.4- Como guarda-redes, enquadra-se constantemente com a bola (sem perder a noção da baliza), procurando impedir o golo. Se recupera a bola, passa a um companheiro desmarcado, de preferência com linha de passe mais ofensiva.
5- Realiza com correção e oportunidade, no jogo e em exercícios critério, as ações: a) receção e controlo da bola, b) remate com um e outro pé e de cabeça, c) condução da bola com um e outro pé, d) drible, e) passe, f) finta, g) desmarcação, h) interceção, i) desarme, j) marcação e l) pressão.