1. Coopera com os companheiros, na apresentação e organização dos jogos, e na escolha das ações favoráveis ao êxito pessoal e do grupo (adequadas ao objetivo e às regras do jogo).
2. Aceita as decisões da arbitragem e trata os colegas de equipa e os adversários com igual respeito e cordialidade, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3. Nos jogos coletivos com bola, tais como: Rabia, Jogo de Passes, Bola ao Poste, Bola ao Capitão, Bola no Fundo, age em conformidade com a situação:
3.1. Recebe a bola com as duas mãos, enquadra-se ofensivamente e passa a um companheiro desmarcado utilizando, se necessário, fintas de passe e rotações sobre um pé.
3.2. Desmarca-se para receber a bola, criando linhas de passe ofensivas, fintando o seu adversário direto.
3.3. Dribla para ultrapassar um adversário direto ou para abrir «linha de passe», para rematar ou passar.
3.4. Marca o adversário escolhido quando a sua equipa perde a bola, procurando dificultar a receção, o passe, o drible ou a finalização, e tentando recuperar a posse da bola.
4. No jogo de Futevolei (num espaço interior e com um balão tipo bola de praia):
4.1. Enquadra-se com o outro meio-campo e com os companheiros, deslocando-se e posicionando-se de forma equilibrada.
4.2. Toca a bola para o meio-campo contrário em situação de difícil receção, ou passa a um companheiro em condições favoráveis de prosseguir a ação ofensiva, utilizando, conforme a trajetória da bola, com os pés ou cabeça.
4.3. Opta, de acordo com a situação de jogo, por um toque imediato para finalizar ou passar (sem deixar cair a bola no chão), ou por um toque mais seguro após batimento da bola no chão.
5. No jogo do Mata, com bola ou ringue:
5.1. De posse de bola, de acordo com a posição dos jogadores, opta por passar com precisão a um companheiro ou rematar para acertar num adversário. Utiliza fintas de passe ou de remate para criar condições favoráveis a estas duas ações.
5.2. Cria linhas de passe para receber a bola, deslocando-se e utilizando fintas, se necessário.
5.3. Quando a sua equipa não está de posse da bola, de acordo com a situação do jogo, procura intercetar o passe ou esquivar-se da bola.
6. No jogo de Futebol Humano:
6.1. Em situação de atacante, posiciona-se por forma a contribuir para uma ocupação equilibrada do espaço da sua equipa e para uma possível recuperação defensiva:
6.1.1. Cria com oportunidade situações de vantagem numérica (2×1 ou 3×2), deixando-se apanhar se necessário, para facilitar a finalização de um companheiro.
6.1.2. Aproveita situações de vantagem numérica da equipa contrária ou de 1×1 para finalizar de imediato ultrapassando o seu adversário direto, utilizando, se necessário, fintas.
6.1.3. Procura finalizar de surpresa, aproveitando o ataque da equipa adversária.
6.2. Em situação de defesa, ocupa uma posição no campo que contribua para o equilíbrio defensivo da sua equipa, evitando criar ou ficar em situações de desvantagem numérica:
6.2.1. Marca individualmente qualquer jogador que entre na sua zona de marcação, mantendo a visão da movimentação geral.
7. No jogo da «Bola oval» ou «Bola azeitona»:
7.1. De posse da bola, de acordo com a sua leitura do jogo, opta por progredir com a bola e finalizar («ensaio»), utilizando, se necessário, fintas e mudanças de direção ou passar com precisão a um companheiro que se encontre em posição favorável.
7.2. Passa a bola a um companheiro ou deixa-a cair na vertical quando agarrado por um adversário.
7.3. Criar linhas de passe para receber a bola, deslocando-se atrás ou ao lado do companheiro portador da bola.
7.4. Quando a sua equipa não está de posse da bola, desloca-se procurando intercetar o passe ou agarrar o adversário (entre os ombros e a cintura), obrigando-o à perda da posse da bola.
7.5. Após perda da posse da bola (se é agarrado ou agarrou), tenta reconquistá-la para a sua equipa, em luta 1 x 1 com o adversário (empurrando-se mutuamente, para ultrapassar a linha da bola).
8. No jogo de raquetas de madeira com uma bola tipo ténis (num espaço limitado e banco sueco ou rede a dividir os dois campos a uma altura de cerca de 50 cm), coopera com o companheiro para realizar o máximo de toques:
8.1. Serve por baixo, colocando a bola no campo contrário em condições que permitam ao companheiro a sua devolução, após um ressalto da bola no chão.
8.2. Devolve a bola ao companheiro, após ressalto desta no chão, em condições favoráveis para este recebê-la, posicionando-se para «bater» a bola num plano à frente do corpo.
9. Recebe e devolve a bola ao companheiro (sem a deixar cair no chão), em concurso a pares (nas condições definidas em 8), posicionando-se corretamente.
Jogos