1. Coopera com os companheiros, nas diferentes situações, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal e do companheiro, admitindo as indicações que lhe dirigem, aceitando as opções e falhas dos seus colegas.
2. Conhece o objetivo do jogo, a sua regulamentação básica e a pontuação do jogo de singulares, identifica e interpreta as condições que justificam a utilização diferenciada das pegas da raqueta.
3. Em situação de exercício, coopera com o companheiro, batendo e devolvendo a bola o máximo número de vezes:
3.1 Posiciona-se corretamente, à frente do meio da mesa e em condições de se deslocar rapidamente, à distância adequada da mesa (aproximadamente de um braço), regressa à posição inicial após cada batimento, em condições de executar um novo batimento.
3.2 Mantém a pega correta da raqueta, pega clássica (shakehand), utilizando a face direita ou o revés consoante a direção da bola.
3.3 Inicia o jogo, deixando cair a bola na mesa para a bater de seguida em condições do companheiro a poder devolver.
3.4 Devolve a bola, devolução simples à esquerda e à direita, colocando – a ao alcance do companheiro, imprimindo à bola uma trajetória rasante sobre a rede.
4. Em situação de exercício de ténis de mesa, executa o serviço curto e comprido, colocando a bola para além da rede logo a seguir a esta, ou junto à linha de fundo, quer para o lado esquerdo, quer para o direito, na diagonal ou paralela à linha lateral.
1. Coopera com os companheiros, nas diferentes situações, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal e do companheiro, admitindo as indicações que lhe dirigem, aceitando as opções e falhas dos seus colegas e dando sugestões que favoreçam a sua melhoria.
2. Conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução dos principais batimentos, bem como das regras de jogo de singulares e pares: a) formas de contagem e pontuação, b) regras do serviço, c) repetição da jogada e d) alternância e ordem (jogo a pares), adequando as suas ações a esse conhecimento.
3. Em situações de jogo de singulares:
3.1 Mantém a pega correta da raqueta, pega clássica (shakehand), utilizando a face direita ou o revés, consoante a direção da bola.
3.2 Inicia o jogo em serviço curto ou comprido, colocando a bola num local de difícil receção para o companheiro.
3.3 Devolve a bola, devolução simples à esquerda e à direita, colocando – a de forma a dificultar a ação do companheiro, utilizando diferentes direções e trajetórias.
3.4 Desloca-se e posiciona-se corretamente, para devolver a bola; regressa à posição base após cada batimento de modo a poder executar, com êxito, novo batimento.
4. Em situação de exercício, posiciona-se corretamente, para realizar o serviço com corte superior ou inferior, com batimento de revés e de direita, colocando o peso do corpo respetivamente sobre o pé direito e o esquerdo, colocando a bola no campo oposto em trajetórias curta ou comprida, paralela ou diagonal à linha lateral da mesa.
5. Em situação de exercício, em cooperação com o companheiro:
5.1 – Realiza sequências de batimentos, só com a mão direita, só com o revés, ou alternadamente com uma e outra, combinados com diferentes trajetórias da bola: paralela, diagonal esquerda ou direita.
5.2 – Relança a bola, posicionando-se lateralmente em relação à mesa, com batida da bola à frente do corpo na fase ascendente, elevando o braço para cima e para a frente.
1 – Coopera com os companheiros, nas diferentes situações, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal e do companheiro, aceitando as indicações que lhe dirigem, bem como as opções e falhas dos seus colegas, e dando sugestões que favoreçam a sua melhoria.
2 – Aceita as decisões de arbitragem, identificando os respetivos sinais, e trata com igual cordialidade e respeito o parceiro e o(s) adversário(s).
3 – Adequa as suas ações ao objetivo, às condições de aplicação e utilidade dos diferentes tipos de batimento e regras do jogo de singulares e de pares. Como árbitro, atua de acordo com as regras de jogo, tentando ajuizar corretamente as ações dos jogadores.
4 – Em situação de jogo de singulares e/ou a pares age com intencionalidade, no sentido de alcançar ponto imediato ou alcançar (acumular) vantagem:
4.1 – Seleciona a melhor pega da raqueta, clássica (shakehand) ou de caneteiro (penholder), de acordo com as características do seu jogo.
4.2 – Posiciona-se com correção e oportunidade, conforme o batimento que vai executar ou a acção do adversário. No jogo a pares, coordena a sua ação com a do companheiro; após batimento, sai rapidamente pelo lado e para trás, possibilitando a ação do companheiro e ficando em condições de retomar de imediato a posição-base para novo batimento.
4.3 – Inicia o jogo selecionando e executando corretamente um tipo de serviço, por forma a criar dificuldades ao adversário: serviço curto ou comprido, com revés ou com a direita com corte inferior, superior ou lateral, variando as trajectórias consoante as situações.
4.4 – Seleciona e realiza, oportuna e corretamente, com intencionalidade, os batimentos de defesa e de ataque, conforme a trajetória da bola e a posição do adversário:
4.4.1 – Batimento da bola, com o revés ou com a direita executando o deslocamento lateral, colocando o peso do corpo respetivamente no pé esquerdo (revés) ou no direito, batendo a bola na fase descendente, de lado, frente ou junto ao corpo.
4.4.2 – Defesa alta (em balão), em caso de necessidade, batendo a bola de trás e de baixo para cima e para a frente, colocando a bola no campo (mesa) adversário e retomando de imediato uma posição que lhe permita defender o ataque.
4.4.3 – Smash (bola puxada), contra defesa alta, bolas de resposta, topspin ou corte por baixo, batendo a bola na fase ascendente, descendente ou no ponto mais alto consoante a altura da bola, imprimindo força à bola pela velocidade do movimento de batida, retomando rapidamente a posição básica.
4.4.4 – Topspin ou Sidespin, para retomar a possibilidade de executar todas as outras formas de batimento, adequando o efeito e a distância da linha de fundo à curva de voo da bola (corte inferior ou corte superior).
4.4.5 –Amorti, contra bolas cortadas, iludindo o adversário, assumindo uma posição semelhante à do smash e colocando a bola o mais junto possível à rede.
4.4.6 – Bola blocada (meio – vólei), contra bolas de ataque com rotação para a frente, fechando a raqueta consoante o spin e batendo a bola sobre a mesa com um movimento mínimo do braço.
4.4.7 – Bolas cortadas por baixo, bola de defesa contra topspin, executada com o revés ou com a direita, junto ao corpo e de cima para baixo em direção à rede, imprimindo efeito à bola.
4.4.8 – Flipp, em resposta a serviços curtos ou a topspins, batimento rápido executado sobre a mesa e fechando a posição da raqueta.
4.5 – Varia o sistema de jogo, atacando e defendendo, e introduz mudanças de velocidade e de direção da execução dos batimentos, por forma a dificultar a ação do adversário.