Outras

1. Coopera com os companheiros, quer nos exercícios, quer no jogo, escolhendo as ações adequadas ao êxito pessoal ou do companheiro, aceitando as indicações que lhe dirigem, bem como as opções e falhas dos seus colegas.
2. Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respetivos sinais, e trata com igual cordialidade e respeito o parceiro e o(s) adversário(s).
3. Conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e as suas principais regras: a) início e recomeço do jogo, b) formas de jogar a bola, c) bola fora, d) Net-ball, e e) sistema de pontuação, adequando as suas ações a esse conhecimento.
4. Em situação de jogo de ténis:
4.1 Serve por cima, colocando a bola no campo contrário, tocando-a no ponto mais alto, com extensão total do braço.
4.2 Posiciona-se para bater a bola do lado direito ou esquerdo, de acordo com a sua trajetória, num plano à frente do corpo e de baixo para cima (pequeno efeito da bola para a frente), colocando a bola ao longo da linha ou cruzada, de acordo com a posição de batimento do adversário, no sentido de dificultar a sua ação.
4.3 Após batimento de uma bola a meio-campo que crie dificuldades na devolução ao adversário, avança para a rede, posicionando-se corretamente para devolver a bola à esquerda ou à direita sem a deixar cair no chão (vólei), avançando ao encontro desta e batendo-a à frente da linha dos ombros.
4.4 Na devolução de bolas com trajetórias altas, bate a bola acima do plano da cabeça, no ponto mais alto e com o braço em extensão (smash), após enquadramento lateral (em relação à rede).
4.5 Após cada batimento, recupera o enquadramento deslocando-se para o meio do seu campo (linha de fundo), em condições de prosseguir com êxito o jogo.

1 – Coopera com os companheiros, nas diferentes situações, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal ou do grupo, aceitando as indicações que lhe dirigem, bem como as opções e falhas dos seus colegas, e dando sugestões que permitam a sua melhoria.
2 – Aceita as decisões da arbitragem, identificando os despectivos sinais, e trata com igual cordialidade e respeito o(s) companheiro(s) e o(s) adversário(s), evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3 – Conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas em singulares e a pares, adequando as suas ações a esse conhecimento, quer como jogador, quer como árbitro.
4 – Em situação de jogo de ténis:
4.1 – Serve por cima, rápido, colocado e/ou com efeito, encadeando o serviço com o seu deslocamento para a rede, procurando finalizar, através de vólei ou smash, utilizando se necessário o split-step, para facilitar a mudança de direção e o batimento.
4.2 – Na resposta ao serviço, e de forma a contrariar a ação ofensiva do adversário, opta, de acordo com a sua leitura do jogo, pela devolução da bola:
– comprida e/ou colocada;
– para passar o adversário na rede, por um dos lados, em passing-shot;
– para passar o adversário, na rede, com uma bola por cima da sua cabeça, em lob (balão).
4.3 – No fundo do campo, executa com correção e oportunidade batimentos à direita e à esquerda, ao longo da linha e ou cruzados, com e/ou sem efeito (chapa, lift e slice).
4.4 – Procura criar e explorar espaços vazios para finalizar ou criar uma situação de vantagem a meio-campo e/ou na rede, utilizando de acordo com a sua posição no campo e leitura do jogo:
4.4.1 – Batimentos de direita, esquerda, na passada, com e sem efeito, do fundo do campo.
4.4.2 – Para se aproximar da rede, a técnica de approaching-shot, à esquerda e à direita, a técnica de vólei para preparar a ação seguinte e a técnica de meio-vólei, batendo a bola imediatamente após o ressalto da mesma, quando se encontra no meio-campo.
4.4.3 – As técnicas de vólei à esquerda e à direita, vólei-amorti e smash, quando se encontra à rede