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O PRÉFITescola

O PRÉFITescola®

A Escola é um meio privilegiado para a promoção de comportamentos saudáveis e fisicamente aliciantes.

Corpo em movimento
Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas.
Competência motora
Desenvolvimento proficiente de um conjunto alargado de habilidades motoras fundamentais.
Evolução individual
A identificação precoce de fatores de risco que podem comprometer o normal desenvolvimento motor.

As crianças e os jovens necessitam de mais oportunidades para serem mais ativas nos espaços interiores e exteriores que os diferentes contextos escolares oferecem. A Educação Física e o Desporto Escolar (atividades formais) e o brincar, jogar e atividade espontânea (atividades informais) são fundamentais para a melhoria da sua saúde física, mental, emocional e social.

Corpo em movimento

O movimento como elemento promotor da elevação das capacidades motoras condicionais e coordenativas deve assumir uma centralidade no desenvolvimento de comportamentos saudáveis. O movimento, as emoções e os sentimentos são pilares fundamentais na arquitetura básica da existência do processo educativo.

Competência motora

Ao longo dos tempos a competência motora tem sido utilizada na literatura como um conceito que compreende um conjunto variado de termos (ex.: habilidades motoras fundamentais, performance motora, habilidade motora, coordenação motora e proficiência motora). Para uma melhor conceptualização de termos iremos designar a competência motora como o domínio completo do movimento motor global, que depende de um desenvolvimento ótimo das habilidades motoras fundamentais, nomeadamente das componentes de estabilização (ex.: equilíbrios dinâmicos e estáticos), de locomoção (ex.: saltos, galopes, correr) e de manipulativas (ex.: lançar, pontapear e agarrar). Estas habilidades são consideradas essenciais para futuras aquisições de habilidades motoras mais especializadas (movimentos mais complexos), utilizadas pelas crianças e adolescentes em diversas atividades formais e não formais.

Evolução individual

O desenvolvimento da competência motora durante a infância é influenciado por fatores ambientais, oportunidades de prática, experiências motoras, encorajamento e instrução. As crianças que apresentam níveis inferiores de competência motora são as que apresentam um maior declínio dos níveis de aptidão física e por sua vez os participantes com níveis superiores de competência motora apresentam uma maior estabilização dos níveis de atividade física. A competência motora é um preditor importante da atividade física durante a infância.