1.º Ano

O aluno deve ficar capaz de:

  • Em concurso individual, realizar PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES, relativas ao 1.º ano de escolaridade, através de ações motoras básicas com aparelhos portáteis, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades da ação própria ao efeito pretendido de movimentação do aparelho.
  • Em percursos que integram várias habilidades, realizar DESLOCAMENTOS E EQUILÍBRIOS relativos ao 1.º ano de escolaridade; realizar ações motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos, coordenando a sua ação, no sentido de aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.

Bloco 1 – Perícias e Manipulações


Realizar ações motoras básicas com aparelhos portáteis, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades da ação própria ao efeito pretendido de movimentação do aparelho.

Bloco 1 – Perícias e Manipulações

Bloco 2 – Deslocamentos e Equilíbrios


Realizar ações motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos, coordenando a sua ação para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.

Bloco 2 – Deslocamentos e Equilíbrios

Bloco 4 – Jogos


Participar em jogos ajustando a iniciativa própria, e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidade e correção de movimentos.

Bloco 4 – Jogos

Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas.

Vaivém

Vaivém


O teste de Vaivém consiste na execução do número máximo de percursos realizados numa distância de 20 m a uma cadência pré-determinada. Este é o teste recomendado para a avaliação da aptidão aeróbia.

Agilidade 4×10 m

Agilidade 4×10 m


O teste de 4x10m consiste na realização de um percurso pré-determinado, combinando a velocidade máxima de execução, com a coordenação de agarrar, transportar e colocar uma esponja num lugar pré-determinado. Avaliando a agilidade do aluno, o teste tem como objetivo caraterizar a capacidade de aceleração, a coordenação dos movimentos requeridos e a sua velocidade de execução.

Impulsão Horizontal

Impulsão Horizontal


O teste de Impulsão Horizontal consiste em atingir a máxima distância num salto em comprimento com os dois pés em simultâneo. Este teste tem como objetivo avaliar a força explosiva dos membros inferiores.

Saltos Laterais

Saltos Laterais


O teste consiste em saltar lateralmente, com ambos os pés, que deverão manter-se unidos, durante 15 segundos tão rapidamente quanto possível de um lado para o outro de um obstáculo, dentro de uma área delimitada. O protocolo pretende avaliar o equilíbrio dinâmico.

Transferências Laterais

Transferências Laterais


O teste consiste na realização do maior número possível de transposições laterais das duas plataformas, durante 20 segundos. O aluno coloca-se sobre uma das plataformas e, ao sinal de partida, pega com as duas mãos numa outra plataforma, posicionando-a lateralmente à plataforma onde se encontra, passando os seus pés para essa plataforma. A sequência de movimentos é mantida durante 20 segundos. A direção de deslocamento é escolhida pelo aluno. O protocolo pretende avaliar o equilíbrio postural em situação dinâmica.

Índice de Massa Corporal

Índice de Massa Corporal


O índice de massa corporal (IMC em kg/m2) é uma medida de corpulência, define-se como a razão entre o peso (em kg) e a estatura ao quadrado (em m) e tende a associar-se com indicadores de composição corporal. O IMC é o teste recomendado para avaliação da composição corporal e tem como objetivo determinar se o peso está adequado à estatura.