4.º Ano

O aluno deve ficar capaz de:

  • Em percursos diversificados e em combinações, realizar as habilidades gímnicas básicas da GINÁSTICA, relativas aos 3.º e 4.º anos e ao 4.º ano de escolaridade, em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos, encadeando e/ou combinando as ações com fluidez e harmonia de movimento.
  • Participar nos JOGOS, relativos aos 3.º e 4.º anos e ao 4.º ano de escolaridade, ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidade e correção de movimentos em jogos coletivos com bola, jogos de perseguição, jogos de oposição e jogos de raquete.

 

O aluno deve ficar capaz de demonstrar as habilidades de uma das seguintes subáreas:

  • SUBÁREA ATIVIDADES RÍTMICAS EXPRESSIVAS
    • Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios das ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS (DANÇA), relativos aos 3.º e 4.º anos e ao 4.º ano de escolaridade, adequados à expressão de motivos ou temas combinados com os colegas e com o professor, de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais, em situação de exploração do movimento a pares, de exercitação e de criação.
  • SUBÁREA PATINAGEM
    • Realizar as habilidades da PATINAGEM, relativas ao 3.º e 4.º anos de escolaridade, patinando com equilíbrio e segurança, ajustando as suas ações, no sentido de orientar o seu deslocamento com intencionalidade e oportunidade na realização de percursos variados.
  • SUBÁREA PERCURSOS NA NATUREZA
    • Escolher e realizar habilidades apropriadas em PERCURSOS NA NATUREZA, relativas aos 3.º e 4.º anos de escolaridade, de acordo com as características do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente.
  • SUBÁREA NATAÇÃO
    • Deslocar-se com segurança no meio aquático, coordenando a respiração com as ações propulsivas específicas das técnicas selecionadas relativas ao nível de aprendizagem Introdução da NATAÇÃO.

Bloco 3 – Ginástica


Realizar habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos, encadeando e ou combinando as ações com fluidez e harmonia de movimento.

Bloco 3 – Ginástica

Bloco 4 – Jogos


Participar em jogos ajustando a iniciativa própria, e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidade e correção de movimentos.

Bloco 4 – Jogos

Bloco 5 – Patinagem


Patinar com equilíbrio e segurança, ajustando as suas ações para orientar o seu deslocamento com intencionalidade e oportunidade na realização de percursos variados.

Bloco 5 – Patinagem

Bloco 6 – Atividades Rítmicas Expressivas ( Dança )


Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas combinados com os colegas e professor, de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais.

Bloco 6 – Atividades Rítmicas Expressivas ( Dança )

Bloco 7 – Atividades de Exploração da Natureza


Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente.

Bloco 7 – Atividades de Exploração da Natureza

Bloco 8 – Natação


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus rutrum, mi ut dictum iaculis, purus tellus accumsan mi, quis laoreet libero tellus quis nulla. Donec suscipit fermentum hendrerit.

Bloco 8 – Natação

Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas.

Vaivém

Vaivém


O teste de Vaivém consiste na execução do número máximo de percursos realizados numa distância de 20 m a uma cadência pré-determinada. Este é o teste recomendado para a avaliação da aptidão aeróbia.

Agilidade 4×10 m

Agilidade 4×10 m


O teste de 4x10m consiste na realização de um percurso pré-determinado, combinando a velocidade máxima de execução, com a coordenação de agarrar, transportar e colocar uma esponja num lugar pré-determinado. Avaliando a agilidade do aluno, o teste tem como objetivo caraterizar a capacidade de aceleração, a coordenação dos movimentos requeridos e a sua velocidade de execução.

Impulsão Horizontal

Impulsão Horizontal


O teste de Impulsão Horizontal consiste em atingir a máxima distância num salto em comprimento com os dois pés em simultâneo. Este teste tem como objetivo avaliar a força explosiva dos membros inferiores.

Saltos Laterais

Saltos Laterais


O teste consiste em saltar lateralmente, com ambos os pés, que deverão manter-se unidos, durante 15 segundos tão rapidamente quanto possível de um lado para o outro de um obstáculo, dentro de uma área delimitada. O protocolo pretende avaliar o equilíbrio dinâmico.

Transferências Laterais

Transferências Laterais


O teste consiste na realização do maior número possível de transposições laterais das duas plataformas, durante 20 segundos. O aluno coloca-se sobre uma das plataformas e, ao sinal de partida, pega com as duas mãos numa outra plataforma, posicionando-a lateralmente à plataforma onde se encontra, passando os seus pés para essa plataforma. A sequência de movimentos é mantida durante 20 segundos. A direção de deslocamento é escolhida pelo aluno. O protocolo pretende avaliar o equilíbrio postural em situação dinâmica.

Índice de Massa Corporal

Índice de Massa Corporal


O índice de massa corporal (IMC em kg/m2) é uma medida de corpulência, define-se como a razão entre o peso (em kg) e a estatura ao quadrado (em m) e tende a associar-se com indicadores de composição corporal. O IMC é o teste recomendado para avaliação da composição corporal e tem como objetivo determinar se o peso está adequado à estatura.