1.º Ciclo do Ensino Básico
As Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) pretendem garantir o desenvolvimento das capacidades psicomotoras fundamentais, exigidas pelos diferentes estadios de desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo que caracterizam este nível etário. Importa que as crianças nesta fase possam aprender e aperfeiçoar as habilidades mais significativas e fundamentais para aprendizagens futuras, quer através de formas típicas da infância – atividades lúdicas e expressivas – quer através de práticas que as favoreçam num plano social e relacional.
No 1.º ano devem ser consideradas como competências essenciais as relativas aos blocos de Perícias e Manipulações e de Deslocamentos e Equilíbrios indicadas para esse ano de escolaridade.
Aceder ao conteúdoNo 2.º ano devem ser consideradas como competências essenciais as relativas aos blocos de Perícias e Manipulações e de Deslocamentos e Equilíbrios indicadas para esse ano de escolaridade, mas também as específicas indicadas para os 1.º e 2.º anos. As competências essenciais do bloco de Jogos, indicadas para os 1.º e 2.º anos, devem igualmente ser trabalhadas.
Aceder ao conteúdoNo 3.º ano devem ser consideradas como competências essenciais as relativas aos blocos de Ginástica e de Jogos indicadas para esse ano de escolaridade.
Aceder ao conteúdoNo 4.º ano devem ser consideradas como competências essenciais as relativas aos blocos de Ginástica e de Jogos indicadas para esse ano de escolaridade, bem como as que são comuns aos 3.º e 4.º anos. Ainda no 4.º ano, para além dos blocos de Ginástica e Jogos, também se consideram essenciais as competências relativas a um outro bloco (Atividades Rítmicas Expressivas, Patinagem, Percursos na Natureza e Natação).
Aceder ao conteúdo2.º Ciclo do Ensino Básico
No 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), dá-se sequência às aprendizagens realizadas no 1.º CEB, iniciando-se a abordagem das matérias de ensino na sua forma característica, com as competências a serem demonstradas pela consecução dos objetivos considerados nas três áreas de extensão da Educação Física (EF) – Atividades Físicas (estruturada em três níveis de especificação e complexidade das aprendizagens), Conhecimentos e Aptidão Física.
No 5.º ano, recuperam-se as aprendizagens desenvolvidas no 1.º CEB, aperfeiçoando ou recuperando as competências anteriores, garantindo uma abordagem equilibrada no conjunto dos objetivos apresentados para o 2.º CEB, que são consolidados durante o 6.º ano, assegurando as bases do desenvolvimento posterior no 3.º CEB.
Aceder ao conteúdoNo 6.º ano pretende-se dar oportunidade ao aperfeiçoamento das competências, delineadas no âmbito das aprendizagens essenciais, obrigatórias em todas as escolas, para este ciclo de ensino, garantindo uma abordagem equilibrada no conjunto dos objetivos apresentados para o 2.º CEB.
Aceder ao conteúdo3.º Ciclo do Ensino Básico
As aprendizagens essenciais do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a par das efetuadas no 2.º CEB, constituem o bloco estratégico da proposta curricular de Educação Física (EF), antecipando o modelo flexível, de opções dos alunos ou turmas, preconizado para o Ensino Secundário.
No 7.º ano, a visão de uma abordagem por matérias, na sua forma caraterística e em toda a sua extensão, é enquadrada por objetivos gerais e por subáreas (Jogos Desportivos Coletivos, Ginástica, Atletismo, Atividades Rítmicas Expressivas, Patinagem e Outras), mas respeitando os diferentes níveis nas várias matérias, níveis esses que, quando conjugados de forma integrada, definem as possibilidades de sucesso dos alunos.
Aceder ao conteúdoO 8.º ano visa o aperfeiçoamento das matérias abordadas e a oportunidade de contactar com um conjunto de outras competências previstas para o 3.º CEB. Respeitando os diferentes níveis que, quando conjugados de forma integrada, definem as possibilidades de sucesso dos alunos, as matérias são abordadas na sua forma característica e em toda a sua extensão, devidamente enquadradas por objetivos gerais e por subáreas(Jogos Desportivos Coletivos, Ginástica, Atletismo, Atividades Rítmicas Expressivas, Patinagem e Outras).
Aceder ao conteúdoO 9.º ano é dedicado à revisão das matérias, aperfeiçoamento e/ou recuperação dos alunos, tendo por referência a realização equilibrada e completa do conjunto de competências previstas para o 3.º CEB.
Aceder ao conteúdoEnsino Secundário
No ensino secundário a organização curricular pressupõe a definição de duas etapas/fases de desenvolvimento.
O 10.º ano tem, predominantemente, um carácter de revisão dos conteúdos desenvolvidos ao longo do 2.º e 3.º CEB, permitindo que os alunos avancem em determinadas matérias, experimentem áreas alternativas, ou ainda recuperem conhecimentos em que tenham sentido mais dificuldades. Constitui-se este ano de escolaridade como um período de estabilização das aprendizagens que permitam escolhas sustentadas nos anos subsequentes.
Aceder ao conteúdoNo 11.º ano, tal como posteriormente no 12.º ano, permite-se a opção dos alunos, em cada turma, pelas matérias em que preferirem aperfeiçoar-se / desenvolver-se. Enquanto o 10.º ano tem, predominantemente, um carácter de revisão dos conteúdos desenvolvidos ao longo do 2.º e 3.º CEB, no 11.º ano o regime de opções, respeitando as características de ecletismo inerentes a esta proposta curricular, concorre para que os alunos à saída da escolaridade obrigatória, garantam um conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes necessárias a uma cidadania responsável, ativa e saudável.
Aceder ao conteúdoNo 12.º ano, dando continuidade ao definido para o 11.º ano, permite-se a opção dos alunos – em cada turma – pelas matérias em que preferirem aperfeiçoar-se / desenvolver-se, estando garantida a possibilidade de descobrirem outras atividades, mantendo as características de ecletismo inerentes a esta proposta curricular.
Aceder ao conteúdo