4.º Ano
Bloco 3 – Ginástica
Realizar habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos, encadeando e ou combinando as ações com fluidez e harmonia de movimento.
Bloco 4 – Jogos
Participar em jogos ajustando a iniciativa própria, e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidade e correção de movimentos.
Bloco 5 – Patinagem
Patinar com equilíbrio e segurança, ajustando as suas ações para orientar o seu deslocamento com intencionalidade e oportunidade na realização de percursos variados.
Bloco 6 – Atividades Rítmicas Expressivas ( Dança )
Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas combinados com os colegas e professor, de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais.
Bloco 7 – Atividades de Exploração da Natureza
Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e os sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente.
Bloco 8 – Natação
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Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas.
Vaivém
O teste de Vaivém consiste na execução do número máximo de percursos realizados numa distância de 20 m a uma cadência pré-determinada. Este é o teste recomendado para a avaliação da aptidão aeróbia.
Agilidade 4×10 m
O teste de 4x10m consiste na realização de um percurso pré-determinado, combinando a velocidade máxima de execução, com a coordenação de agarrar, transportar e colocar uma esponja num lugar pré-determinado. Avaliando a agilidade do aluno, o teste tem como objetivo caraterizar a capacidade de aceleração, a coordenação dos movimentos requeridos e a sua velocidade de execução.
Impulsão Horizontal
O teste de Impulsão Horizontal consiste em atingir a máxima distância num salto em comprimento com os dois pés em simultâneo. Este teste tem como objetivo avaliar a força explosiva dos membros inferiores.
Saltos Laterais
O teste consiste em saltar lateralmente, com ambos os pés, que deverão manter-se unidos, durante 15 segundos tão rapidamente quanto possível de um lado para o outro de um obstáculo, dentro de uma área delimitada. O protocolo pretende avaliar o equilíbrio dinâmico.
Transferências Laterais
O teste consiste na realização do maior número possível de transposições laterais das duas plataformas, durante 20 segundos. O aluno coloca-se sobre uma das plataformas e, ao sinal de partida, pega com as duas mãos numa outra plataforma, posicionando-a lateralmente à plataforma onde se encontra, passando os seus pés para essa plataforma. A sequência de movimentos é mantida durante 20 segundos. A direção de deslocamento é escolhida pelo aluno. O protocolo pretende avaliar o equilíbrio postural em situação dinâmica.
Índice de Massa Corporal
O índice de massa corporal (IMC em kg/m2) é uma medida de corpulência, define-se como a razão entre o peso (em kg) e a estatura ao quadrado (em m) e tende a associar-se com indicadores de composição corporal. O IMC é o teste recomendado para avaliação da composição corporal e tem como objetivo determinar se o peso está adequado à estatura.