1. Coopera com os companheiros, em todas as situações, aceitando sugestões que favoreçam a melhoria das suas prestações, e na preservação e na arrumação do material.
2. Em situação de exercitação com música, realiza individualmente com coordenação e correção de movimentos as habilidades propostas com os aparelhos: corda, arco e bola, executando os elementos no mesmo lugar e ou deslocando-se, alternando o trabalho com a mão esquerda ou direita ou com as duas mãos:
2.1 Saltita à corda no lugar e em progressão (para a frente e para trás para a esquerda e para a direita), variando os apoios, o sentido de rotação da corda e o número de apoios em cada passagem de corda (impulsão simples e com ressalto), respeitando o ritmo imposto e evitando que a corda toque o chão ou os membros inferiores.
2.2 Lança e recebe a corda, partindo de balanço e ou giro, variando a pega da corda no lançamento e na receção (corda aberta, corda dobrada, agarrada por uma ou duas mãos), com extensão completa do braço ao lançar e ao receber, mantendo o desenho da corda e evitando que esta caia no chão.
2.3 Executa escapadas da corda, partindo de movimentos em oito, seguido de movimentos com a corda aberta (ondulações, espirais, movimentos em oito), mantendo o desenho da corda e evitando que esta toque o corpo do aluno, finalizando com receção da ponta solta.
2.4 Rola a bola nos braços, no tronco e nas pernas em diferentes posições (sentado, deitado, de joelhos e de pé), evitando que a bola ressalte ou caia no chão.
2.5 Bate a bola no solo, em sequências (para a frente e para trás, para a esquerda e para a direita), respeitando o ritmo imposto e sem perder o controlo da bola.
2.6 Lança a bola no plano sagital (de uma mão para a mesma, de uma mão para a outra, de uma mão para as duas e das duas mãos para uma), variando a trajetória da bola (na vertical da frente para trás e de trás para a frente), evitando que a bola produza ruídos nos momentos das receções ou caia no chão.
2.7 Roda o arco em diferentes partes do corpo (mão, braço, cintura, perna, tornozelo), definindo e variando os planos de trabalho do arco, com fluidez de movimentos.
2.8 Rola o arco no solo num só sentido ou imprimindo-lhe efeito vaivém, com passagem do corpo por cima ou por dentro do arco, antes da receção do aparelho, sem alterar a trajetória do arco e evitando que o corpo do aluno lhe toque.
2.9 Balança o arco em diferentes planos (frontal, sagital e horizontal), mantendo a pega do arco ou fazendo a transmissão do aparelho de uma mão para a outra (à frente, atrás ou à volta do corpo), mantendo o plano de trabalho do arco e sem interrupção de movimentos.
3. Em situação de concurso, realiza em grupo (2,3,4) uma sequência de seis elementos com um aparelho à escolha do grupo, (corda, arco ou bola), com pontuação definida pelo professor e com as seguintes exigências:
3.1 Um dos exercícios seja realizado com troca de aparelhos (ficando os alunos no lugar ou deslocando-se).
3.2 Uma alteração na posição relativa dos alunos (mudança de formação).
3.3 Sincronia de execução entre os elementos do grupo.
1 – Coopera com os companheiros em todas as situações, aceitando e apresentando sugestões que favoreçam a melhoria das suas prestações, na preservação e na arrumação do material.
2 – Em situação de exercitação com música, realiza com coordenação e correção de movimentos as seguintes habilidades:
2.1 – Enrola a corda aberta ou dobrada, e realiza o movimento inverso, em torno de segmentos corporais (pulso, braço, cintura, perna, tornozelo, etc.) acompanhado de trabalho corporal (deslocamentos, flexões de tronco, ondas de corpo, equilíbrios, etc.), mantendo o desenho da corda, sem a embaraçar.
2.2 – Saltita à corda, de acordo com o ritmo imposto, evitando que o aparelho toque no corpo, realizando:
2.2.1 – Dupla passagem de corda (salto duplo), sem deslocamento (no lugar), aumentando a velocidade de rotação da corda por ação de rotação dos pulsos.
2.2.2 – Salto cruzado no lugar ou em deslocamento mantendo a rotação da corda através do movimento dos braços alternadamente abertos e cruzados.
2.3 – Lança a corda no plano sagital, partindo de giro, com receção da corda pelo meio da mesma evitando que esta caia no chão, seguido de movimento com as pontas soltas (giros simultâneos ou alternados – “moinhos”), sem interrupção do desenho da corda.
2.4 – Rola a bola no solo, coordenado com rolamento à frente de pernas afastadas, seguindo a trajetória da bola, passando por espargata de frente para deitado facial, com amplitude e fluidez dos movimentos, agarrando a bola com as duas mãos à frente do corpo.
2.5 – Lança a bola no plano sagital para a frente, deixando-a bater no chão, executando simultaneamente um salto de grande afastamento de pernas ao lado da bola (gazela ou salto aberto) e recebendo-a com a mão contrária à que a lançou.
2.6 – Movimenta os braços (pronação, supinação, espiral), com a bola em equilíbrio na palma da mão, no mesmo lugar e/ou deslocando-se (voltas, passos rítmicos), sem agarrar a bola com os dedos.
2.7 – Roda o arco em torno de uma ou duas mãos, coordenando com elementos de técnica corporal (ondas, voltas, passos rítmicos, flexões do tronco à retaguarda, equilíbrios, etc.), num movimento contínuo de tensão regular, sem ressaltos do aparelho e definindo com correção o plano de trabalho (frontal, sagital ou horizontal).
2.8 – Rola o arco no solo, em linha reta ou curva (em redondo), coordenando a receção do aparelho com exercícios como por exemplo: rolamentos, passagem por apoio sobre uma ou duas mãos, espargata, etc., com amplitude e fluidez dos movimentos.
2.9 – Lança o arco com uma ou duas mãos, para o fazer girar sobre si mesmo (uma ou duas voltas no ar), definindo um eixo de rotação, vertical ou horizontal, e recebendo-o com uma mão, evitando que caia no chão.
3 – Em situação de concurso, realiza a pares uma sequência de oito elementos com um aparelho à sua escolha e música obrigatória (imposta), com pontuação definida pelo professor e as seguintes exigências:
● simultaneidade de execução;
● uma troca de aparelhos (ficando o aluno no seu lugar ou deslocando-se);
● duas mudanças de frente de trabalho;
● mudança da posição relativa entre os dois elementos do grupo;
● respeito pelo ritmo imposto (pela música).
1 – Coopera com os companheiros, em todas as situações, aceitando e dando sugestões que favoreçam a sua melhoria e na preservação e na arrumação do material.
2 – Em situação de exercitação com música, realiza com correção, amplitude e fluidez de movimentos as habilidades propostas, coordenando a técnica corporal com a técnica do aparelho:
2.1 – Lança a corda, no plano sagital, com receção pelas pontas, seguido de uma série de saltitares em deslocamento, finalizando esta sequência com um salto duplo.
2.2 – Gira a corda, no plano horizontal, coordenando os giros com saltos de tesoura por cima da corda, seguido de salto engrupado com a corda dobrada ao meio e agarrada com as duas mãos. Descida para uma espargata de frente, seguida de rolamento à retaguarda, passando as pernas por dentro dos braços, mantendo a corda agarrada.
2.3 – Lança a corda aberta e recebe-a pelo meio, seguido de movimento com as pontas soltas (“moinhos”), terminando numa posição de equilíbrio sobre um pé.
2.4 – Rola a bola nos braços de mão a mão, em deslocamento, seguido de flexão do tronco à retaguarda coordenado com balanço dos braços no plano horizontal, passando a bola de uma mão para a outra, com os braços em extensão e no prolongamento do corpo.
2.5 – Bate a bola, em coordenação com passos rítmicos (troca-passo, galope, etc.), seguidos de salto com grande afastamento ântero-posterior das pernas, em simultâneo com um batimento da bola sob o corpo, recebendo o aparelho com a mão oposta à do batimento.
2.6 – Lança a bola no plano sagital para a frente, coordenado com um rolamento à frente, recebendo a bola com as duas mãos numa posição baixa (sentado, de joelhos), seguido de rolamento da bola nos braços, coordenado com um elemento de flexibilidade (espargata de frente e lateral, flexão do tronco à retaguarda, etc.).
2.7 – Lança o arco no plano sagital, partindo de rotação, coordenando a receção do aparelho com um salto engrupado por dentro deste, para, de seguida, o fazer rodar segundo um eixo vertical (pião), definindo uma posição de equilíbrio no momento da receção do arco.
2.8 – Roda o arco no plano frontal, em coordenação com um salto de grande afastamento das pernas, passando o arco de uma mão para a outra, por baixo das pernas, durante o salto.
2.9 – Rola o arco no solo com efeito vaivém coordenando com movimentos do corpo (ondas, voltas, passos rítmicos, flexões do tronco à retaguarda, equilíbrios, pivôs, etc.) e recebendo o arco com uma perna, fazendo com que o aparelho gire em torno do tornozelo, para realizar uma série de saltitares com o arco em rotação (“boti-bota”).
3 – Em situação de concurso, elabora, realiza e aprecia uma sequência individual de 45 segundos, com um aparelho à sua escolha e música obrigatória (imposta), com pontuação definida pelo professor e as seguintes exigências:
● variedade de elementos de técnica corpora – ondas, voltas, passos rítmicos, elementos de flexibilidade, equilíbrios, pivôs, etc.;
● variedade de elementos de técnica dos diferentes aparelhos;
● respeito pelo ritmo imposto (música).