1. Coopera com os companheiros, quer nos exercícios, quer no jogo, escolhendo as ações adequadas ao êxito pessoal ou do companheiro, aceitando as indicações que lhe dirigem, bem como as opções e falhas dos seus colegas.
2. Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respetivos sinais, e trata com igual cordialidade e respeito o parceiro e o(s) adversário(s).
3. Conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e as suas principais regras: a) início e recomeço do jogo, b) formas de jogar a bola, c) bola fora, d) Net-ball, e e) sistema de pontuação, adequando as suas ações a esse conhecimento.
4. Em situação de jogo de ténis:
4.1 Serve por cima, colocando a bola no campo contrário, tocando-a no ponto mais alto, com extensão total do braço.
4.2 Posiciona-se para bater a bola do lado direito ou esquerdo, de acordo com a sua trajetória, num plano à frente do corpo e de baixo para cima (pequeno efeito da bola para a frente), colocando a bola ao longo da linha ou cruzada, de acordo com a posição de batimento do adversário, no sentido de dificultar a sua ação.
4.3 Após batimento de uma bola a meio-campo que crie dificuldades na devolução ao adversário, avança para a rede, posicionando-se corretamente para devolver a bola à esquerda ou à direita sem a deixar cair no chão (vólei), avançando ao encontro desta e batendo-a à frente da linha dos ombros.
4.4 Na devolução de bolas com trajetórias altas, bate a bola acima do plano da cabeça, no ponto mais alto e com o braço em extensão (smash), após enquadramento lateral (em relação à rede).
4.5 Após cada batimento, recupera o enquadramento deslocando-se para o meio do seu campo (linha de fundo), em condições de prosseguir com êxito o jogo.
1 – Coopera com os companheiros, nas diferentes situações, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal ou do grupo, aceitando as indicações que lhe dirigem, bem como as opções e falhas dos seus colegas, e dando sugestões que permitam a sua melhoria.
2 – Aceita as decisões da arbitragem, identificando os despectivos sinais, e trata com igual cordialidade e respeito o(s) companheiro(s) e o(s) adversário(s), evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3 – Conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas em singulares e a pares, adequando as suas ações a esse conhecimento, quer como jogador, quer como árbitro.
4 – Em situação de jogo de ténis:
4.1 – Serve por cima, rápido, colocado e/ou com efeito, encadeando o serviço com o seu deslocamento para a rede, procurando finalizar, através de vólei ou smash, utilizando se necessário o split-step, para facilitar a mudança de direção e o batimento.
4.2 – Na resposta ao serviço, e de forma a contrariar a ação ofensiva do adversário, opta, de acordo com a sua leitura do jogo, pela devolução da bola:
– comprida e/ou colocada;
– para passar o adversário na rede, por um dos lados, em passing-shot;
– para passar o adversário, na rede, com uma bola por cima da sua cabeça, em lob (balão).
4.3 – No fundo do campo, executa com correção e oportunidade batimentos à direita e à esquerda, ao longo da linha e ou cruzados, com e/ou sem efeito (chapa, lift e slice).
4.4 – Procura criar e explorar espaços vazios para finalizar ou criar uma situação de vantagem a meio-campo e/ou na rede, utilizando de acordo com a sua posição no campo e leitura do jogo:
4.4.1 – Batimentos de direita, esquerda, na passada, com e sem efeito, do fundo do campo.
4.4.2 – Para se aproximar da rede, a técnica de approaching-shot, à esquerda e à direita, a técnica de vólei para preparar a ação seguinte e a técnica de meio-vólei, batendo a bola imediatamente após o ressalto da mesma, quando se encontra no meio-campo.
4.4.3 – As técnicas de vólei à esquerda e à direita, vólei-amorti e smash, quando se encontra à rede