1 – Cumpre as regras de segurança e disciplina estabelecidas, nas situações de exercício e jogo (combate) e que o manuseamento do pau exige, respeitando sempre a sua integridade física e a dos colegas, mesmo com prejuízo de eventuais vantagens.
2 – Conhece o objetivo do Jogo do Pau Português, a ética do jogador, o grau de risco das suas ações, bem como o significado das ações e sinais específicos do jogo (paragem e reinício do assalto), adequando as suas ações a esse conhecimento enquanto praticante.
3 – Conhece a origem cultural e histórica do Jogo do Pau Português, assim como as características das varas (espécie vegetal e dimensões).
4 – Em situação de assalto (combate 1 para 1), num período de 2 minutos e com os ataques realizados em velocidade lenta:
4.1 – Mantém, em equilíbrio, as atitudes-base do Jogo do Pau Português:
4.1.1 – Postura vertical com a vara colocada na mão esquerda e na posição vertical junto ao corpo.
4.1.2 – Posição Esquerda e Posição Direita com o tronco vertical, colocando o peso do corpo, respetivamente, sobre o membro inferior esquerdo ou direito, baixando o centro de gravidade para conseguir estabilidade.
4.2 – Executa a pega da vara, segurando-a na extremidade menos espessa com a mão direita e colocando a esquerda afastada a uma distância igual à do seu antebraço.
4.3 – Executa as posições estáticas de controlo da vara – Guardas:
4.3.1 – Guarda-alta simples em que a vara deve apontar para cima com uma inclinação de 45°, mantendo a extremidade superior (ponta) ao nível dos próprios olhos ou da face do parceiro.
4.3.2 – Guarda-baixa simples com a vara a apontar para baixo, com inclinação de 45° e o membro superior esquerdo fletido (a 90°).
4.4 – Partindo da posição esquerda com guarda-alta ou baixa, executa, com coordenação e equilíbrio e mantendo a distância do companheiro, os seguintes deslocamentos (ântero-posteriores):
4.4.1 – No ataque, sai ou cresce de acordo com a pancada a realizar e a distância a que se encontra do adversário.
4.4.2 – Na defesa, sai ou recua de acordo com a parada a utilizar, ou para se esquivar, conforme a distância a que se encontra do adversário.
4.5 – Seleciona e executa com oportunidade pancadas do Jogo do Pau Português (a partir da guarda-alta, quer na posição esquerda quer na direita), controlando a vara, realizando os deslocamentos com coordenação e equilíbrio, após o início da trajetória da vara, assegurando a manutenção da distância em relação ao companheiro (igual à do comprimento da vara sustentada pelos membros superiores em extensão), mantendo os braços estendidos no momento da pancada, e sem oscilações da vara:
4.5.1 – Pontoada, em que ataca com a extremidade da vara no sentido frontal, em movimento ântero-posterior.
4.5.2 – Pancada de Alto a Baixo, num plano vertical.
4.5.3 – Pancadas Oblíquas ou Enviesadas com inclinação da trajetória da vara para os níveis alto, médio e baixo, pela direita e pela esquerda.
4.5.4 – Pancadas Redondas com trajetória horizontal ao nível da cintura escapular pela esquerda e pela direita.
4.5.5 – Pancadas Arrepiadas, mantendo uma inclinação média da trajetória da vara a 45°, para os níveis médio e alto, pela direita e pela esquerda.
4.6- Na defesa, seleciona e executa com oportunidade a parada rija, de acordo com a pancada que lhe é dirigida e as seguintes exigências técnicas:
4.6.1 – Utiliza as defesas a partir da guarda-baixa para os ataques oblíquos baixos e, para os restantes, defesas a partir da guarda-alta.
4.6.2 – Desloca-se à retaguarda, selecionando os deslocamentos de recuo e de saída com coordenação e equilíbrio, mantendo a distância (ligeiramente superior à do comprimento da vara sustentada pelos membros superiores, do seu companheiro, em extensão).
4.6.3 – Coloca as mãos na guarda o mais perto do corpo possível (longe da zona de embate das varas, que deve ser o mais possível perto da extremidade).
5 – Conhece e executa, em exercício individual ou com companheiro, um encadeamento dos elementos técnicos do Jogo do Norte ou Minhoto, a partir da posição de pé até à posição esquerda final situada a 45° à esquerda da direção inicial do movimento, de acordo com as seguintes exigências:
5.1 – Varrimento de Cima à frente, desenhando em simultâneo um oito com a trajetória da vara, iniciando primeiro a movimentação da vara numa trajetória ascendente com continuidade e precisão.
5.2 – Sacudir ao lado, partindo da posição esquerda com deslocamento do aluno na inclinação de 90°, iniciando primeiro a movimentação da vara numa trajetória ascendente e com equilíbrio, continuidade e precisão de movimentos.
6 – Executa, em situação de exercício individual ou com um companheiro, as formas tradicionais de controlo de vara, pela esquerda ou pela direita, partindo respetivamente das posições esquerda e direita, em guarda alta, combinadas com os deslocamentos de entrar e sair:
6.1 – Sarilho de Baixo, colocando a vara a um nível superior ao da cabeça, empurrando a vara numa trajetória vertical de baixo para cima, em simultâneo com o deslocamento.
6.2 – Sarilho de Cima, mantendo a inclinação da vara a 45° durante o deslocamento, para realizar uma trajetória frontal de baixo para cima.
6.3 – Sarilhos Bord’água de baixo para cima, simulando o desembolar de um pau ferrado (com espeto na ponta menos espessa), ficando com a mão a um nível superior da linha de visão, para avançar numa trajetória oblíqua, para guarda-alta ou baixa consoante o sarilho a executar é de cima ou de baixo.
1 – Cumpre as regras de segurança e disciplina estabelecidas, nas situações de exercício e jogo (combate), e que o manuseamento do pau exige, respeitando sempre a sua integridade física e a dos colegas, mesmo que com prejuízo da sua própria vantagem.
2 – Conhece o objetivo do Jogo do Pau Português, a ética do jogador, o grau de risco das suas ações, bem como o significado das ações e sinais específicos do jogo (paragem e reinício do assalto ou jogo de conjunto), adequando as suas ações a esse conhecimento enquanto praticante.
3 – Conhece a origem cultural e histórica do Jogo do Pau Português, assim como as características das varas, a forma como são extraídas e respetiva preparação para poderem ser utilizadas no jogo.
4 – Em situação de assalto (combate 1 para 1), num período de 2 minutos e em velocidade normal, executa os elementos técnicos aprendidos no nível anterior, conseguindo manter a distância correta do seu companheiro, quer a defender quer a atacar, utilizando as atitudes de base e os deslocamentos com coordenação e equilíbrio, variando os ataques e executando as defesas de acordo com as pancadas que lhe são dirigidas.
5 – Em situação de assalto (combate 1 para 1), num período de 3 minutos, em velocidade normal, executa os elementos técnicos e encadeamentos do Jogo do Pau Português aprendidos anteriormente (obj. 4.5 do nível Introdutório) e ainda:
5.1 – Mantém em equilíbrio as atitudes de base de posição de pé (esquerda e direita).
5.2 – Define as posições estáticas de colocação da vara:
5.2.1 – Em guarda alta de mãos sobrepostas, em que a vara, com uma inclinação de 45° para cima, é sustentada pelas mãos no lado esquerdo, ao nível da cintura pélvica, mantendo o membro superior esquerdo sobreposto em cruz sobre o direito.
5.2.2 – Em guarda baixa com mãos sobrepostas, com a vara inclinada para baixo, sustentada sobre a cabeça, mantendo os membros superiores em extensão.
5.3 – Desloca-se com coordenação e equilíbrio nas quatro direções, a partir da posição esquerda, para, mantendo as respetivas atitudes-base, assumir de acordo com a situação:
5.3.1 –A posição lateral direita e esquerda, com uma inclinação de 90º em relação à direita inicial, mantendo o peso do corpo sobre o membro inferior fletido.
5.3.2 – A posição de saída pela direita, com uma inclinação de 180° em relação à direção inicial, com o peso do corpo sobre o membro inferior esquerdo, que continua fletido.
5.3.3 – O viracostas saído, passando pela saída pela direita (inclinação de 180°) com equilíbrio e coordenação, retomando a posição inicial que lhe permita executar a ação seguinte.
5.4 – Seleciona e executa com oportunidade as pancadas do Jogo do Pau Português aprendidas no nível anterior (a partir da guarda-alta, quer na posição esquerda quer na direita), controlando a vara, realizando os deslocamentos com coordenação e equilíbrio, após o início da trajectória da vara, assegurando a manutenção da distância em relação ao companheiro, mantendo os braços estendidos no momento da pancada, e sem oscilações da vara.
5.5 – Na defesa, seleciona e executa com oportunidade a parada rija, de acordo com a pancada que lhe é dirigida e as exigências técnicas referidas no nível anterior.
6 – Em exercício individual ou com um companheiro, partindo da posição esquerda em guarda-alta, com controlo e fluidez na trajetória da vara, executa os seguintes sarilhos, combinados com os respetivos deslocamentos:
6.1 – Sarilho Redondo, colocando a mão acima da linha da visão, mantendo o membro superior em extensão, lança a vara numa trajetória oblíqua a 45°, executando depois o volteio com continuidade, deixando a vara deslizar para a guarda-alta.
6.2 – Sarilho Rasteiro, mantendo a extremidade da vara sempre junto ao solo (rasteira), para avançar em volteio com continuidade e equilíbrio, deixando a vara deslizar para a guarda-alta.
6.3 – Sarilho Unhas a Fora, mantendo, quer na trajetória quer na posição final, a inclinação da vara a 45°, para finalizar em guarda-baixa, nunca baixando as mãos para um nível inferior ao da face, durante todo o movimento.
6.4 – Sarilhos do Quelhas, mantendo, quer na trajetória quer na posição final, a inclinação da vara a 45°, terminando em guarda-alta com as mãos ao nível da cintura.
6.5 – Sarilho volteado à esquerda, volteando a vara no lado esquerdo num plano vertical (colocando-a bem detrás do braço esquerdo), e terminando com a execução da varrimenta de cima com correção e controlo da vara.
6.6 – Sarilho volteado à esquerda por detrás das costas, volteando a vara no plano vertical (colocando-a bem detrás do braço esquerdo), e terminando com a execução da varrimenta de cima com correção e controlo da vara.
6.7-Sarilho do Mestre Gameiro, realizando corretamente o volteio à frente do corpo, para terminar com a execução correta da varrimenta de cima.
7 – Em situação de exercício (jogo simulado), com os dois colegas posicionados em direções opostas, executa o Jogo de 1 para 2 (combate de um contra dois) específico do Jogo do Norte:
7.1 – Quando na posição central, ao ser atacado (em simulação) pelos dois colegas, realiza a varrimenta de cima à frente e à retaguarda com oportunidade e correção, ora atacando um, ora atacando outro, controlando a vara e deslocando-se a entrar da posição esquerda para posição direita:
• mantém-se ligeiramente afastado da linha de interceção dos dois atacantes de forma a conseguir o controlo visual simultâneo dos dois jogadores;
• quando muda de direção, coloca a vara sobre a cabeça para se proteger e iniciar corretamente a varrimenta de cima.
7.2 – Na simulação do ataque ao adversário:
7.2.1 – Mantém a distância, flutuando de acordo com o deslocamento do jogador do centro (avançando quando este se afasta e recuando quando se aproxima).
7.2.2 – Quando não ataca, mantém a vara na guarda-alta para lhe servir de proteção e de alvo ao adversário na execução da varrimenta de cima.
8 – Em situação de exercício, executa as seguintes técnicas de base do Jogo do Norte, combinando com harmonia a movimentação do corpo com a trajetória da vara, e os respetivos deslocamentos:
8.1 – Sacudir à retaguarda, partindo da posição esquerda em guarda-alta com rotação sobre o apoio direito pela esquerda a 180°, executando em simultâneo a técnica do sacudir.
8.2 – Viracostas (simples e saltado) para a direita a sacudir, deslocando-se para uma posição com 90° de inclinação em relação à posição inicial, iniciando o movimento com o pé direito, e em simultâneo executa com a vara a técnica do Sacudir.
9 -Conhece a interpretação que as diferentes técnicas do jogo simbolizam, na adaptação à situação de combate simulado contra vários jogadores, nos Jogos Simples ou Picados (com atacantes), respeitando o encadeamento específico dos jogos:
9.1 – No Jogo das Varrimentas, de acordo com a sequência: 1° Varrimenta de cima à frente, 2° Sacudir de lado, 3° Varrimenta de cima à retaguarda, 4° Viracostas a Sacudir, 5° Varrimenta de cima à retaguarda:
9.1.1 – Utiliza as posições direita, esquerda e viracostas e respetivos deslocamentos, definindo as quatro direções que o jogo exige, com coordenação e equilíbrio.
9.1.2 – Manuseia a vara em simultâneo com os deslocamentos, com controlo e precisão, nas trajetórias das técnicas utilizadas:
9.1.2.1 – Varrimenta de cima e Sacudir para o lado, de acordo com as exigências referidas no nível anterior.
9.1.2.2 – Viracostas a Sacudir para a direita a 90°, conforme o obj. 8.2.
9.1.2.3 – Varrimenta de cima à retaguarda, executando em simultâneo uma rotação do corpo a 180°.
9.2 – No Jogo da Cruz de Bater Atrás Saltado utiliza com coordenação e equilíbrio as posições e deslocamentos, manuseia a vara com controlo e precisão e encadeia no deslocamento em cruz, de acordo com a especificidade do jogo, os seguintes elementos técnicos:1
9.2.1 – Varrimenta de cima à frente, Varrimenta de cima à retaguarda, Salto com viracostas pela esquerda a sacudir a 45°, de acordo com as exigências técnicas apresentadas anteriormente.
9.2.2 – Sacudir à retaguarda, partindo da posição esquerda em guarda-alta com rotação sobre o apoio direito pela esquerda a 180°, executado em simultâneo com a técnica do sacudir.
9.2.3 – Bater atrás, colocando a vara à retaguarda numa trajetória vertical, com extensão do membro superior que a sustenta (bater a vara atrás), saltando com chamada sobre um pé para executar uma rotação na direção perpendicular à posição inicial.
1 – Cumpre as regras de segurança e disciplina estabelecidas, nas situações de exercício e jogo (combate) e que o manuseamento do pau exige, respeitando sempre a sua integridade física e a dos colegas, mesmo que com prejuízo da sua própria vantagem.
2 – Adequa as suas ações ao objetivo do Jogo do Pau Português, à ética do jogador, ao grau de risco das suas ações, bem como às ações e sinais específicos do jogo (paragem e reinício do assalto ou jogo de conjunto).
3 – Conhece a origem cultural e histórica do Jogo do Pau Português, assim como as características das varas, a forma como são extraídas e respetiva preparação para poderem ser utilizadas no jogo.
4 – Em situação de assalto de 3 minutos, utiliza de forma fluente as técnicas de base do Jogo do Pau Português:
4.1 – Controla em todas as situações a trajetória da vara, diminuindo-lhe a velocidade ou encurtando-lhe o alcance pela flexão do(s) braço(s).
4.2 – Mantém a distância correta do seu companheiro, quer a atacar quer a defender, selecionando e executando com oportunidade e correção as atitudes de base e deslocamentos nas quatro direções, com coordenação e equilíbrio, que lhe permitam atacar ou defender.
4.3 – Varia as pancadas de acordo com a movimentação do seu colega e controlando a trajetória da vara.
4.4 – Defende com as paradas correspondentes, compreendendo a eventualidade de ser tocado, impulsionando a vara do adversário com o movimento oposto (sacudir):
4.4.1 – Executa as paradas rijas colocando o corpo com uma inclinação superior a 30° em relação à direção da pancada.
4.4.2 – Executa as paradas brandas para as pancadas curtas ou que estejam fora do alcance, aproveitando toda a energia da pancada para a execução da resposta em reação.
5 – Em exercício individual ou com um companheiro, executa:
5.1 – O viracostas pela direita em frente, mantendo as mãos sobrepostas e fluidez na trajetória da vara, com uma inclinação de 45° na execução da varrimenta de cima, em harmonia com o deslocamento.
5.2 – Sarilhos em deslocamento na circunferência, em simultâneo com um colega, com controlo no manuseamento da vara e na manutenção da distância.
6 – Conhece o significado das diversas técnicas nos jogos de conjunto e, na situação de combate com quatro companheiros (Jogo Picado), demonstra uma correta adaptação espacial na utilização das direções solicitadas e consegue a harmonia dos deslocamentos com a movimentação da vara, de acordo com a movimentação técnica específica de cada jogo:
6.1 – No Jogo das Varrimentas do Mestre Ferreira define as 4 direções, executando corretamente a sequência das ações técnicas – varrimenta de cima em frente e à retaguarda, sacudir ao lado e o viracostas pela esquerda em frente com a varrimenta em cima, de acordo com as exigências referidas nos níveis anteriores.
6.2 – No Jogo do Quadrado (1ª forma), define a mudança de direção a 90° pela direita, executando corretamente o viracostas pela esquerda em frente e a varrimenta de cima, de acordo com as exigências referidas nos níveis anteriores.
7 – Conhece e executa em combate contra vários colegas os seguintes jogos (Jogos do Norte), com controlo da distância entre si e harmonia dos deslocamentos com a movimentação da vara:
7.1 – No Jogo de um para dois, com dois a atacar:
7.1.1 – Em situação de ataque, utiliza a varrimenta de cima e o sacudir à retaguarda, de forma controlada e tentando aproveitar as falhas do colega situado ao centro.
7.1.2 – Quando atacado, mantém a distância utilizando a movimentação da vara e os deslocamentos, executando as formas clássicas de saída e entrada do jogo de um para dois, sem pôr em risco a sua integridade física.
7.2 – No Jogo do Meio, simulado contra vários colegas (mais de 4), movimentando se na roda no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio:
7.2.1 – Quando não se encontra na posição do meio, mantém a guarda-alta com a vara numa posição fixa para que sirva de alvo ao colega posicionado ao meio e, em simultâneo, acompanha o seu deslocamento por forma a manter a distância correta.
7.2.2-Quando está no meio, executa os deslocamentos específicos do jogo e executa corretamente a varrimenta de cima e o sacudir, demonstrando boa adaptação espacial.
7.3 – No Jogo de um para três simulado:
7.3.1 – Na posição de atacante, mantém a guarda-alta com a vara numa posição fixa para que sirva de alvo ao colega posicionado ao meio e, em simultâneo, acompanha o seu deslocamento por forma a manter a distância correta.
7.3.2 – Quando está no meio, executa os deslocamentos específicos do jogo, realizando corretamente a varrimenta de cima e o sacudir, demonstrando boa adaptação espacial.