Diversos tipos de relatórios estão disponíveis, permitindo a seleção dos testes desejados. Cada teste fornece informações sobre a classificação do aluno (Precisa Melhorar, Zona Saudável ou Perfil Atlético) e seus valores de referência. Os resultados são acompanhados por mensagens de parabéns ou aconselhamento. Além disso, é possível comparar os dados com avaliações anteriores, a média da escola e a média nacional. As médias da escola são baseadas nos dados dos alunos, enquanto a média nacional é calculada com base em publicações científicas. Por fim, há um relatório para comparar a turma com a média nacional em relação à porcentagem de alunos na Zona Saudável e outro para analisar a evolução individual de cada aluno ao longo do tempo.

DESCRITIVO TURMA

Este relatório indica os resultados obtidos por cada aluno nos testes em que foram avaliados. Os resultados correspondentes à Zona Saudável e ao Perfil Atlético são identificados com uma cor diferente dos resultados correspondentes à Zona Precisa Melhorar. Junto a cada um dos valores dos testes estão indicados os valores de referência de transição entres estas zonas, tendo em consideração a idade e o género dos alunos. Esta informação é de grande utilidade para o professor, já que lhe permite ter uma visão global dos resultados da turma e uma informação detalhada de cada aluno. No final do relatório estão identificados o número e a percentagem de alunos que estão na Zona Saudável e na Zona Precisa Melhorar relativamente a cada um dos testes e, ainda, aqueles alunos que apresentam Perfil Atlético.

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DESCRITIVO TURMA

ATIVIDADE FÍSICA + COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO

A avaliação da atividade física e da sua intensidade diária é efetuada através do tempo utilizado nas diversas atividades físicas e desportivas despendidas durante um dia, em contraponto com o comportamento sedentário.Este relatório decorre da informação introduzida no registo de atividade. Neste registo são identificadas as atividades com dispêndios metabólicos específicos e o período de tempo em que cada uma é efetuada. A primeira informação deste relatório identifica a percentagem de tempo diário de atividade física e de comportamento sedentário. Dentro do comportamento sedentário é efetuado o fracionamento do tempo despendido em sono e nas outras tarefas consideradas sedentários e de muito baixo dispêndio energético. No âmbito da atividade física é efetuado o fracionamento na atividade física leve, atividade física moderada e atividade física intensa.

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ATIVIDADE FÍSICA + COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO

ATIVIDADE FÍSICA + COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO (PADRÕES)

Este relatório descreve e ilustra o tempo passado em atividade física e em comportamento sedentário durante um dia escolar e um dia não escolar. A atividade física é fracionada nas intensidades leve, moderada e vigorosa. O comportamento sedentário é fracionado no tempo passado no sono, em comportamentos recreativos e em comportamentos não recreativos. A informação é apresentada de forma gráfica e numérica. Destaca-se a informação das dimensões da atividade física e das dimensões do comportamento sedentário em ordem ao tempo diário. A descrição dos diferentes comportamentos durante o dia ajuda a identificar hábitos que possam ser alterados, incluindo o tempo dedicado ao sono, o qual está reconhecido como muito relevante para a preservação do desempenho cognitivo e a prevenção do incremento de adiposidade.

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ATIVIDADE FÍSICA + COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO (PADRÕES)

APTIDÃO FÍSICA

A avaliação da aptidão física é constituída por três componentes: a composição corporal, a aptidão aeróbia e a aptidão neuromuscular.Este relatório informa sobre a aptidão física do aluno, situando-o de acordo com critérios de saúde e a obtenção de um Perfil Atlético, gerando mensagens em função dos resultados obtidos, incentivando o aluno a manter ou melhorar o nível atingido.A partir deste relatório será possível desenvolver de forma mais precisa e individualizada o aconselhamento para a atividade. A avaliação da aptidão física é constituída por três componentes: a composição corporal, a aptidão aeróbia e a aptidão neuromuscular. Este relatório descreve e ilustra os resultados da aptidão física tendo como referência critérios de saúde e a obtenção de um Perfil Atlético, sugerindo alguns conselhos em função do desempenho obtido.

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APTIDÃO FÍSICA

APTIDÃO FÍSICA + ATIVIDADE FÍSICA + COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO

Este relatório compara os dados individuais do aluno relativamente à aptidão física, às atividade físicas e desportivas e ao comportamento sedentário com as médias obtidas pela turma, pela escola e ao nível nacional, o que pode constituir uma fonte de motivação acrescida para o aumento da prática de atividade física e para a melhoria da aptidão física.As médias da turma e da escola são calculadas a partir dos dados introduzidos pelos professores, e as médias nacionais foram obtidas através de dados representativos de todo o país.

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APTIDÃO FÍSICA + ATIVIDADE FÍSICA + COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO

COMPARAÇÃO TURMA

Este relatório descreve e ilustra os diferentes indicadores da aptidão física, das atividades físicas e desportivas e do comportamento sedentário da turma, permitindo comparar a percentagem de alunos que atingiu a Zona Saudável com os valores da média nacional. Esta informação poderá ser útil na identificação do grupo com maior ou menor aptidão física e, com base nessa informação, adequar estratégias e planos para prática de atividade física..

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COMPARAÇÃO TURMA

APTIDÃO + ATIVIDADE FÍSICA

Este relatório descreve e ilustra os dados globais referentes aos diferentes momentos de avaliação ao longo da escolaridade do aluno, no que concerne à sua aptidão física, às atividades físicas e desportivas e ao comportamento sedentário, comparando-os com as médias da turma, da escola, do agrupamento ou dos valores nacionais.Com base neste relatório o aluno compreende a sua evolução ao longo dos anos. Ao ter este conhecimento no início de cada ano letivo, estes indicadores podem constituir um forte incentivo de melhoria da aptidão física, contribuindo para aumentar a motivação, o interesse e o prazer para a prática de atividade física.A informação evolutiva fornecida por este relatório é um importante contributo para alcançar um dos objetivos do FITescola que é formar e educar jovens para a adoção contínua de estilos de vida saudáveis.

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APTIDÃO + ATIVIDADE FÍSICA

AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA

Este relatório estatístico compara as médias dos valores obtidos e as percentagens de variação em dois momentos de avaliação de rapazes e de raparigas relativamente à aptidão física. Os valores ilustrados a verde representam diferenças benéficas indicando melhoria e os valores representados a vermelho correspondem a diferenças que indicam uma retrocesso nos resultados. Por exemplo, a redução do valor médio do índice de massa corporal ou do perímetro da cintura é benéfico para a saúde dos jovens e, por isso, está representado com a cor verde, enquanto a redução da aptidão cardiorrespiratória está representada com a cor vermelha, uma vez que é prejudicial para a saúde.As médias e as percentagens de variação durante os períodos de observação podem ser obtidas em função da seleção de períodos etários e do âmbito – escola, agrupamento ou nacional.

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AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA

DESEMPENHO

Para cada um dos testes realizados é possível elaborar um relatório informativo sobre a percentagem de alunos que atinge a zona saudável (gráfico da esquerda), assim como obter o valor médio do desempenho alcançado (gráfico da direita) por faixa etária e por género.

  • VAIVÉM
  • MILHA
  • ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
  • MASSA GORDA
  • PERÍMETRO DA CINTURA
  • ABDOMINAIS
  • FLEXÕES DE BRAÇOS
  • IMPULSÃO HORIZONTAL
  • IMPULSÃO VERTICAL
  • FLEXIBILIDADE DOS OMBROS
  • FLEXIBILIDADE DOS MEMBROS INFERIORES
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DESEMPENHO