1-Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação em todas as situações, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
2-Aceita limitações do parceiro, bem como as suas falhas, procurando o êxito do par em todas as situações.
3-Respeita o espaço partilhável, mantendo distância dos outros pares, de modo a evitar choques que perturbem o seu desempenho.
4-Seleciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras a executar à sua vontade, e mediante a disponibilidade de espaço, respeitando a estrutura rítmica das danças latino-americanas/não progressivas – Merengue e Rumba Quadrada:
4.1 Mantém uma postura natural, com a cabeça levantada, no enquadramento dos ombros, distinguindo “Posição Fechada” de “Posição Aberta” e identificando as posições relativas e pegas a utilizar quando em” Posição Aberta”.
4.2 Domina princípios básicos de condução, nomeadamente para início e final de volta, identificando o elevar do braço da pega como sinal de início e o baixar como o final da mesma, tanto no papel de “condutor” (atempadamente e de forma precisa) como de “seguidor” (sem se antecipar às ações do outro).
4.3 Dança o merengue, em situação de Line Dance com a organização espacial definida, e em situação de dança a pares, iniciando no 1º tempo do compasso e fazendo coincidir cada passo a um tempo, realizando sequências de passos que combinem:
● passos no lugar e progredindo à frente e atrás;
● passos laterais à direita e à esquerda alternados com junção de apoios;
● passos cruzados pela frente ou por trás;
● passos à frente e atrás com o mesmo apoio, alternados com transferências de peso do outro apoio no lugar;
● voltas à direita e à esquerda.
4.4 Dança a rumba quadrada, iniciando no 1º tempo do compasso e respeitando a estrutura rítmica: Lento (1º e 2º tempos do compasso), Rápido (3º tempo do compasso), Rápido (4º tempo do compasso), realizando os seguintes passos/figuras:
● Passo básico em “Posição Fechada” fazendo coincidir os passos em frente e atrás ao ritmo Lento, e os laterais (sem ultrapassar a largura dos ombros) e junção de apoios ao ritmo Rápido
● Passos progressivos em “Posição Fechada” em frente sem volta ou virando progressivamente até ¼ volta para a esquerda ou para a direita, mantendo a posição relativa com o par, que simultaneamente executa os passos progressivos atrás
● Volta e Contravolta em “Posição Aberta pega E-D” mantendo o elemento masculino a mesma frente enquanto o elemento feminino executa uma volta à direita seguida de uma volta à esquerda.
4.5 Em situação de dança a pares, nas Danças Sociais Modernas/progressivas, seleciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras a executar à sua vontade e de acordo com a disponibilidade de espaço, mantendo a estrutura rítmica da Valsa Lenta (simplificada) e Foxtrot Social (simplificado).
4.6 Domina o alinhamento espacial distinguindo os pontos referenciais do espaço físico e identificando “sentido inverso” como o sentido obrigatório em danças progressivas.
4.7 Mantém, no decorrer dos passos/figuras, a “Posição Fechada”, com uma postura natural, cabeça levantada e no enquadramento dos ombros.
4.8 Domina princípios básicos de condução, nomeadamente para mudanças de sentido e de direção tanto no papel de “condutor” (atempadamente e de forma precisa) como de “seguidor” (sem se antecipar às ações do outro).
4.9 Dança a Valsa Lenta (forma simplificada), com o alinhamento espacial para o elemento masculino de frente para a “Linha de Dança”, iniciando no 1º tempo do compasso e mantendo a estrutura rítmica: -1,2,3,4,5,6-, fazendo coincidir cada passo a um tempo do compasso:
● Realiza sequências de 6 passos em 6 tempos (dois “closed changes”), de forma a progredir no espaço físico no sentido inverso.
● Realiza sequências de 6 passos em 6 tempos (dois “closed changes”), alternando à frente e atrás, e repetindo enquanto necessário, mantendo-se no mesmo lugar de forma a evitar colisões com outros pares.
● Realiza sequências de 6 passos em 6 tempos (dois “closed changes”), virando progressivamente durante os 6 passos até ¼ de volta para a esquerda, quando se encontrar perto de um “canto” do espaço físico, para poder continuar a progredir no sentido inverso.
4.10 Dança o Foxtrot social (forma simplificada), com o alinhamento espacial para o elemento
masculino de frente para a “Parede mais próxima” e o esquerdo o seu primeiro apoio nos passos/figuras, iniciando no 1º tempo do compasso, de acordo com a estrutura rítmica: Lento, Lento, Rápido, Rápido, realizando:
● “Passos progressivos” repetindo uma sequência em cada direção (à frente/atrás), de forma a progredir no espaço físico no sentido inverso.
● Passo de espera/time step enquanto necessário e de forma a evitar colisões com outros pares.
● Passo de canto/rock turn, virando ¼ de volta à esquerda, quando se encontra perto de um canto, assumindo o alinhamento espacial inicial para a parede seguinte, de forma a continuar a progredir no espaço físico no sentido inverso.
1. Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na atividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
2. Analisa as suas ações e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento.
3. Aceita limitações do parceiro, bem como as suas falhas, procurando o êxito do par em todas as situações.
4. Respeita o espaço partilhável, mantendo distância dos outros pares, de modo a evitar choques que perturbem o seu desempenho.
5. Em situação de dança a pares, nas Danças Latino-Americanas/não progressivas, seleciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras a executar à sua vontade e mediante a disponibilidade de espaço, mantendo a estrutura rítmica da Rumba Quadrada, Chá-Chá-Chá, Rock (forma simplificada do Jive) e Salsa (progressões):
● Mantém uma postura natural, com os ombros descontraídos, distinguindo “Posição Fechada sem contacto” de “Posição Aberta” e identificando as posições relativas e pegas a utilizar quando em” Posição Aberta”.
● Utiliza princípios básicos de condução nomeadamente para início e final de “Posição de Promenade Aberta” e de “Posição de Contra Promenade Aberta”, identificando o baixar do braço da pega, a orientação do tronco do elemento masculino para a esquerda ou para a direita, como sinal de preparação para as posições, tanto no papel de “condutor” (atempadamente e de forma precisa e decidida); como de “seguidor” (sem se antecipar às ações do outro)
5.1 Dança a rumba quadrada, em Posições abertas e “Posição Fechada sem contacto”, realizando os seguintes passos/figuras, ajustando as posições relativas com o par:
● Passo básico em “Posição Fechada sem contacto”, com as qualidades referidas anteriormente, virando aproximadamente ¼ de volta para a esquerda ao longo da figura.
● Passos progressivos em “Posição Fechada sem contacto” em frente sem volta ou virando até ½ volta para a esquerda ou para a direita, mantendo a posição relativa com o par que simultaneamente executa os passos progressivos atrás. Volta e Contravolta em “Posição Aberta pega E-D”, mantendo o elemento masculino a mesma frente enquanto o elemento feminino realiza uma volta à direita seguida de uma volta à esquerda.
● Volta Circular em “Posição Aberta pega E-D”, executando o elemento masculino passo básico a virar ¼ de volta para a esquerda enquanto o elemento feminino realiza 6 passos progressivos em frente virando progressivamente ¾ volta para a direita.
● Promenades/New Yorker partindo de “Posição de Contra Promenade Aberta” e virando progressivamente de forma a assumir: a “Posição Aberta lado a lado pega E-D”, a “Posição Aberta frente a frente pega a duas mãos”, a “Posição de Promenade Aberta”, a “Posição Aberta lado a lado pega D-E”, e finalizando em “Posição Aberta frente a frente pega D-E”.
● Volta à esquerda/Spot turn to left partindo de “Posição de Promenade Aberta” e condução para volta (largando a pega D-E), finalizando reajustando a posição frontal com o par.
5.2 Dança o chá-chá-chá: em Posições Abertas e em “Posição fechada sem contacto”, iniciando no 1º tempo do compasso e respeitando a estrutura rítmica: 1,2,3,4&1, fazendo coincidir respetivamente o 1 ao 1º tempo do compasso, o 2 ao 2º tempo, o 3 ao 3º e o 4 & a meio tempo cada do 4º tempo do compasso, mantendo o nível de execução e ajustando a posição relativa com o par, na realização dos seguintes passos/figuras:
● Time step em “Posição Fechada sem contacto”, sem oscilações verticais.
● Passo básico em “Posição Fechada sem contacto”, virando aproximadamente ½ volta à esquerda no decorrer da figura.
● Volta por baixo do braço para a esquerda, em “Posição Aberta, pega E-D”, executando o elemento masculino meio passo básico “sobrevirado” para a sua direita e o elemento feminino uma volta completa à esquerda.
● Volta por baixo do braço para a direita em “Posição Aberta, pega E-D”, executando o elemento masculino meio passo básico “sobrevirado” para a sua esquerda e o elemento feminino uma volta completa à direita.
● Promenades/New Yorker partindo de “Posição de Contra Promenade Aberta” e virando progressivamente de forma a assumir a “Posição Aberta lado a lado pega E-D”, a “Posição Aberta frente a frente pega a duas mãos”, a “Posição de Promenade Aberta”, a “Posição Aberta lado a lado pega D-E”, e finalizando na “Posição Aberta frente a frente pega D-E”.
● Volta à esquerda/Spot turn to left partindo de “Posição de Promenade Aberta” e condução para volta (largando a pega D-E), finalizando-a reassumindo a posição frontal com o par.
5.3 Dança o Rock (forma simplificada de “jive”), em “Posições Abertas” e “Posição fechada sem contacto”, iniciando no 1º tempo do compasso e respeitando a estrutura rítmica – Lento, Lento, Rápido, Rápido mantendo o nível de execução e ajustando a posição relativa com o par, na realização dos seguintes passos/figuras:
● Passo básico em “Posição Fechada sem contacto”, não ultrapassando a largura dos ombros nos passos laterais.
● Mudança de lugares da direita para a esquerda iniciando em “Posição Fechada” fazendo o elemento masculino ¼ de volta à esquerda e o elemento feminino ¾ de volta à direita e finalizando em “Posição Aberta, frente a frente pega E-D”.
● Mudança de lugares da esquerda para a direita iniciando em “Posição Aberta, frente a frente, pega E-D” com ¼ de volta à direita para o elemento masculino e ¾ de volta à esquerda para o elemento feminino (dando as costas ao par) finalizando em “Posição Aberta, frente a frente, pega E-D”.
● Mudança de lugares com troca de mãos atrás das costas iniciando em “Posição Aberta, frente a frente, pega E-D”, com ½ volta à esquerda para o elemento masculino (dando as costas ao par) e ½ volta à direita para o feminino, de forma a finalizar a figura em “Posição Aberta, frente a frente, pega E-D”.
● Realiza Passo de ligação/Link partindo de “Posição Aberta, frente a frente, pega E-D”, com o 1º passo em frente, de forma a aproximar-se do par para finalizar em “Posição fechada sem contacto”.
5.4 Dança a salsa (progressões), em situação de “Line Dance”, com a organização espacial definida, ou em situação de dança a pares, fazendo coincidir os passos aos 1º, 2º e 3º tempos do compasso e o “Tap” ao 4º tempo do compasso, com o ritmo 1,2,3, “Tap”, realizando sequências de três passos e um “Tap”, que combinem:
passos no lugar e progredindo à frente e atrás;
passos laterais à direita e à esquerda alternados com junção de apoio
passos cruzados pela frente ou por trás;
passos atrás ou à frente alternados com transferências de peso do outro apoio no lugar e junção de apoios;
voltas à direita e à esquerda.
6. Em situação de dança a pares, nas Danças Sociais Modernas/progressivas, seleciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras a executar à sua vontade, de acordo com os alinhamentos espaciais e a disponibilidade de espaço, respeitando a estrutura rítmica das seguintes danças – Valsa Lenta (forma social), Foxtrot Social e Tango:
6.1 Domina a noção de alinhamento espacial distinguindo os pontos referenciais do espaço físico e identificando “sentido inverso” como o sentido obrigatório em danças progressivas.
6.2 Mantém no decorrer dos passos/figuras a “Posição Fechada com contacto”, com uma postura natural, com ombros descontraídos.
6.3 Domina princípios básicos de condução, nomeadamente para mudanças de “Posição fechada com contacto” para “Posição de Promenade fechada” (identificando uma pequena pressão com a base da mão direita como sinal de início e uma pequena pressão com os dedos como o final da mesma) tanto no papel de “condutor” (atempadamente e de forma precisa e decidida) como de “seguidor” (sem se antecipar às ações do outro).
6.4 Adapta a extensão dos seus passos nas figuras com volta (dando passos mais pequenos quando se encontra “por dentro da volta” e maiores quando se encontrar “por fora da volta”) de forma a manter a posição relativa com o par.
6.5 Dança a Valsa Lenta (forma social) em “Posição Fechada com contacto”, mantendo o sentido de progressão da dança, na realização dos seguintes passos/figuras:
● Quarto de volta à direita, iniciando de frente e em diagonal para a “Parede mais próxima” para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a direita e finaliza de costas e em diagonal para o “Centro”.
● Quarto de volta à esquerda iniciando de costas e diagonal para o “Centro” para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda e finaliza de frente e em diagonal para a “Parede mais próxima”.
● Passo de espera iniciando de frente e em diagonal para a “Parede mais próxima” para o elemento masculino, mantendo-se no mesmo lugar e repetindo enquanto necessário de forma a evitar colisões com outros pares.
● Passo de canto/Box turn iniciando de frente e em diagonal para a “Parede mais próxima” para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda, e finaliza de frente e em diagonal para a nova “Parede mais próxima”.
6.6 Dança o Foxtrot social, em “Posição Fechada com contacto”, mantendo o sentido de progressão da dança e realizando os seguintes passos/ figuras:
● Quarto de volta à direita iniciando de frente e em diagonal para a “Parede mais próxima” para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a direita e finaliza de costas e em diagonal para o “Centro”.
● Quarto de volta à esquerda iniciando de costas e em diagonal para o “Centro” para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda e finaliza de frente e em diagonal para a “Parede mais próxima”.
● Passo de espera/Time step iniciando de frente para a “Parede mais próxima” para o elemento masculino, mantendo-se no mesmo lugar e repetindo enquanto necessário, de forma a evitar colisões com outros pares.
● Passo de canto/Rock turn iniciando de frente e em diagonal para a “Parede mais próxima” para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda, e finaliza de frente e em diagonal para a nova “Parede mais próxima”.
● Promenade iniciando de frente e em diagonal para a “Parede mais próxima” e sem volta para o elemento masculino e com ¼ de volta à direita para o elemento feminino quando conduzido para “Posição de Promenade” e retorno à posição inicial, assumindo as posições relativas.
6.7 Dança o Tango, em “Posição Fechada com contacto” mais compacta (com a mão esquerda do elemento feminino nas costas e ao nível da axila do par), com o alinhamento espacial para o elemento masculino de frente e diagonal para a “Parede mais próxima”, respeitando a estrutura rítmica: Lento, Lento, Rápido, Rápido, Lento, fazendo coincidir cada Lento a 1 tempo e cada rápido a ½ tempo, mantendo o mesmo nível de execução durante toda a figura e o sentido de progressão da dança, realizando:
● Rock Turn, sem oscilações verticais nem laterais, de modo a progredir no espaço físico no sentido inverso.
● Rock Turn virando ½ volta à esquerda, quando se encontrar perto de um canto do espaço físico.
● Promenade sem volta para o elemento masculino e com ¼ de volta à direita para o elemento feminino quando conduzido para “Posição de Promenade” e retorno à posição inicial, assumido as posições relativas.
1 – Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na atividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
2 – Analisa a sua ação e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento.
3 – Aceita as limitações do parceiro, bem como as suas falhas, procurando o êxito do par em todas as situações.
4 – Respeita o espaço partilhável, mantendo distância dos outros pares ou evitando a sua trajetória, de modo a não perturbar o desempenho dos outros.
5 – Em situação de dança a pares, nas Danças Latino-Americanas/não progressivas, seleciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras com possível ligação (de acordo com as posições iniciais e finais de cada uma), em função da disponibilidade de espaço, aplicando as técnicas específicas de colocação dos apoios (terço anterior do pé como a primeira parte do apoio a contactar o solo e a última a deixá-lo) e mantendo a estrutura rítmica das danças: Chá-Chá-Chá, Jive e Rumba Cubana:
5.1 Mantém uma postura natural, distinguindo Posição Fechada sem contacto de Posição Aberta e identificando as posições relativas e pegas a utilizar quando em Posição Aberta.
5.2 Utiliza princípios básicos de condução, nomeadamente para início e final de Posição de Fallaway e de Posição de Fan, tanto no papel de condutor (atempadamente e de forma precisa e decidida), como de seguidor (sem se antecipar e ajustando as suas ações às do outro).
5.3 Dança o CHÁ-CHÁ-CHÁ, mantendo o mesmo nível de execução, ajustando as posições relativas com o par e aplicando a técnica específica de colocação dos apoios, realizando os passos/figuras aprendidos anteriormente, com as qualidades referidas e os seguintes:
5.3.1 Hand to Hand, iniciando em Posição Aberta frente a frente, pega D-E, e virando quartos de volta no decorrer da figura de forma a assumir alternadamente: Posição de Fallaway Aberta, pega D-E, Posição Aberta frente a frente, pega E-D, Posição de Fallaway Aberta, pega E-D e acabando em Posição Aberta Frente a frente, pega D-E.
5.3.2 Fan, iniciando em Posição Fechada sem contacto, virando o elemento masculino 1/8 de volta à esquerda e o feminino 3/8 para a esquerda e finalizando em Posição de Fan.
5.3.3 Hockey stick, partindo de Posição de Fan, virando o elemento masculino 1/8 de volta para a direita e o elemento feminino 5/8 à esquerda durante o final da figura, que termina em Posição Aberta, frente a frente pega E-D.
5.4 Dança o JIVE, em Posições Abertas e Posição Fechada sem contacto, acentuando os 2º e 4º tempos do compasso e mantendo a estrutura rítmica: Quick (1 tempo do compasso), Quick (1 tempo do compasso), Quick a Quick (¾ , ¼, 1 tempo), Quick a Quick (¾ , ¼, 1 tempo), ajustando as posições relativas com o par e aplicando a técnica específica de colocação dos apoios, realizando:
5.4.1 Passo básico em Posição Fechada sem contacto.
5.4.2 Mudança de lugares da direita para a esquerda, iniciando em Posição Fechada sem contacto com ¼ de volta à esquerda para o elemento masculino e ¾ de volta à direita para o elemento feminino, finalizando em Posição Aberta, Frente a frente pega E-D.
5.4.3 Mudança de lugares da esquerda para a direita, iniciando em Posição Aberta, frente a frente, pega E-D com 3/8 de volta à direita para o elemento masculino e 5/8 de volta à esquerda para o elemento feminino, finalizando em Posição Aberta, frente a frente, pega E-D.
5.4.4 Mudança de Lugares com troca de mãos atrás das costas, iniciando em Posição Aberta, frente a frente, pega E-D, com ½ volta à esquerda para o elemento masculino e ½ volta à direita para o elemento feminino, finalizando em Posição Aberta, frente a frente, pega E-D.
5.4.5 Passo de ligação/Link, partindo de Posição Aberta, frente a frente, pega E-D, sendo o 1º Quick a Quick em frente, de forma a aproximar-se do par e finalizar em Posição fechada sem contacto.
5.5 Dança a RUMBA CUBANA, em Posições Abertas e Posição Fechada sem contacto, acentuando o 4º tempo do compasso e respeitando a estrutura rítmica: 4,1,2,3, fazendo coincidir respetivamente o 4 ao 4º tempo do compasso, o 1 (normalmente sem passo) ao 1º tempo do compasso seguinte, o 2 ao 2º e o 3 ao 3º tempo do compasso, aplicando a técnica específica de colocação dos apoios, ajustando as posições relativas com o par e mantendo o mesmo nível de execução dos seguintes passos/figuras:
5.5.1 Passo básico em Posição Fechada sem contacto, virando aproximadamente ¼ de volta à esquerda durante e ao longo da execução da figura.
5.5.2 Promenades/New Yorker, partindo de Posição de Contra Promenade Aberta, virando progressivamente de forma a assumir a Posição Aberta lado a lado pega E-D, a Posição Aberta frente a frente pega a duas mãos, a Posição de Promenade Aberta a Posição Aberta lado a lado pega D-E e finalizando quando reassume a posição frontal com o par.
5.5.3 Hand to Hand, partindo de Posição Aberta frente a frente, pega D-E, e virando quartos de volta no decorrer da figura de forma a assumir as posições: Posição de Fallaway Aberta, pega D-E, Posição Aberta frente a frente, pega E-D, Posição de Fallaway Aberta, pega E-D e finalizando em Posição Aberta frente a frente, pega D-E.
5.5.4 Volta por baixo do braço para a esquerda em Posição Aberta, pega E-D, executando o elemento masculino meio passo básico sobrevirado para a sua direita e o elemento feminino uma volta completa à esquerda.
5.5.5 Volta por baixo do braço para a direita em Posição Aberta, pega E-D executando o elemento masculino meio passo básico sobrevirado para a sua esquerda e o elemento feminino uma volta completa à direita.
5.5.6 Volta à esquerda/Spot turn to left, partindo de Posição de Promenade Aberta e condução para volta (largando a pega D-E), finalizando em posição frontal com o par.
5.5.7 Fan, iniciando em Posição fechada sem contacto, virando o elemento masculino 1/8 de volta à esquerda e o feminino 3/8 para a esquerda para finalizar em Posição de Fan.
5.5.8 Hockey stick, partindo de Posição de Fan, com 1/8 de volta para a direita para o elemento masculino e 5/8 à esquerda para o elemento feminino, finalizando em Posição Aberta, frente a frente pega E-D.
6 – Em situação de dança a pares, nas DANÇAS MODERNAS/PROGRESSIVAS, seleciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras com possível ligação (de acordo com as posições iniciais e finais de cada uma) a executar à sua vontade e mediante a disponibilidade de espaço, aplicando as técnicas específicas de colocação dos apoios, nomeadamente em relação ao nível de execução dos passos na VALSA LENTA, TANGO e QUICKSTEP:
6.1 – Domina a noção de alinhamento espacial, distinguindo os pontos referenciais do espaço físico e identificando “sentido inverso” como o sentido obrigatório em danças progressivas.
6.2 – Mantém no decorrer dos passos/figuras a Posição Fechada com contacto (lado direito do tronco de ambos em contacto), numa postura natural.
6.3 – Domina princípios básicos de condução, nomeadamente para mudanças de Posição Fechada com contacto para Posição de outside partner (identificando uma pequena pressão com a base da mão direita, a colocação do apoio por fora dos pés do par e a posição de Contra body movement como sinal de início e o reassumir da posição inicial como o final da mesma) tanto no papel de condutor (atempadamente e de forma precisa e decidida) como de seguidor (sem se antecipar e ajustando as suas ações às do outro).
6.4 – Adapta a extensão dos seus passos nas figuras com volta (dando passos mais pequenos quando se encontra por dentro da volta e maiores quando se encontrar por fora da volta), de forma a manter a posição relativa com o par.
6.5 – Dança a VALSA LENTA, realizando os passos/figuras aprendidos no nível elementar, com as qualidades referidas, e os abaixo indicados, mantendo a posição relativa com o par e o sentido de progressão da dança e aplicando a técnica específica dos apoios:
6.5.1 – Volta à direita com alinhamento espacial de frente e em diagonal para a “parede mais próxima” para o elemento masculino, que vira 3/8 + 3/8 de volta para a direita de forma a finalizar de frente e em diagonal para o “centro”.
6.5.2 – Volta à esquerda com alinhamento espacial de frente e em diagonal para o “centro” para o elemento masculino, que vira 3/8 + 3/8 de volta para a esquerda de forma a finalizar de frente e em diagonal para a “parede mais próxima”.
6.5.3 – Outside change com alinhamento espacial de costas e em diagonal para o “centro” para o elemento masculino, que vira ¼ de volta à esquerda e mais ¼ de volta à direita (sendo o 1º passo outside partner e em posição de Contra body movement para não perder o contacto com o par), de forma a finalizar de costas e em diagonal para o “centro”.
6.5.4 – Spin turn com alinhamento espacial de costas para a Linha de Dança para o elemento masculino, que vira 7/8 para a direita seguidos de ¼ de volta para a esquerda de forma a finalizar de frente e em diagonal para a “parede mais próxima”.
6.5.5 – Spin turn de canto como o descrito anteriormente, mas virando apenas 5/8 para a direita no início da figura, de modo a finalizar de frente e em diagonal para a nova “parede mais próxima”.
6.5.6 – Closed change da esquerda para a direita com alinhamento espacial de frente e em diagonal para a “parede mais próxima” para o elemento masculino, que fica com o apoio direito livre para execução de uma volta à direita.
6.5.7 – Closed change da direita para a esquerda com alinhamento espacial de frente e em diagonal para o “centro” para o elemento masculino, que fica com o apoio esquerdo livre para execução de uma volta à esquerda.
6.6 – Dança o TANGO, realizando os passos/figuras aprendidos no nível elementar e os abaixo indicados, mantendo o mesmo nível de execução durante toda a figura e o sentido de progressão da dança, ajustando a posição relativa com o par e aplicando a técnica específica dos apoios:
6.6.1 – Volta à esquerda com alinhamento espacial de frente e diagonal para o “centro” para o elemento masculino, que, virando progressivamente 3/8 para a esquerda, assume uma posição outside partner (com os apoios de ambos do lado direito do par e em linha – Contra body position – de forma a manter o contacto do lado direito do tronco de ambos) e continua a virar mais 3/8 para a posição relativa inicial, finalizando de frente e em diagonal para a “parede mais próxima”.
6.7 – Dança o QUICKSTEP, em Posição Fechada com contacto, acentuando o 1º e 3º tempos do compasso e mantendo a estrutura rítmica: Lento, Lento, Rápido, Rápido, mantendo/ajustando a posição relativa com o par, o sentido de progressão da dança e aplicando a técnica específica dos apoios, na realização dos seguintes passos/figuras:
6.7.1 – Quarto de volta à direita com alinhamento espacial de frente e em diagonal para a “parede mais próxima” para o elemento masculino, que executa o 2º passo em frente (outside partner e em Contra body movement), virando ¼ de volta para a direita para finalizar de costas e em diagonal para o “centro”.
6.7.2 – Quarto de volta à esquerda com alinhamento espacial de costas e em diagonal para o “centro” para o elemento masculino, que vira ¼ de volta para a esquerda, acabando a figura de frente e em diagonal para a “parede mais próxima”.
6.7.3 – Spin turn com alinhamento espacial de costas para a Linha de Dança para o elemento masculino, que vira 7/8 para a direita, ficando de costas e em diagonal para o “centro”, e mais ¼ para a esquerda, finalizando de frente e em diagonal para a “parede mais próxima”.
6.7.4 – Spin turn de canto como o descrito anteriormente, mas virando 5/8 em vez de 7/8 para a direita, finalizando de frente e em diagonal para a nova “parede mais próxima”.
6.7.5 – Lock step em frente com alinhamento espacial de frente e em diagonal para a “parede mais próxima” para o elemento masculino, após executar um passo em frente com o apoio direito, outside partner e em Contra body movement, seguindo (após realização de Lockstep) com o 2º e seguintes passos de Quarto de volta à direita, de forma a finalizar de frente e em diagonal para a “parede mais próxima”.