Atividades Rítmicas Expressivas

  1. Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na atividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
  2. Conhece a origem cultural e histórica das Danças Tradicionais selecionadas e identifica as suas características bem como as zonas geográficas a que pertencem.
  3. Dança o Regadinho, a Erva Cidreira (simplificada, sem escovinha) e o Sariquité ou outras danças com as mesmas características (“passo de passeio”, “passo saltado”, “passo saltitado” e “passo corrido”) selecionadas pelo professor, respeitando as diferentes posturas e posições assumidas em cada dança e executando os passos em sincronia com a música, demonstrando as seguintes qualidades:
    1. No Regadinho:
      • A “Maria” a “gingar” a bacia no “passo de passeio”.
      • Inicia o “passo saltado cruzado” com a perna direita a cruzar pela frente e juntando-se os pés ao oitavo tempo, enquanto os membros superiores oscilam em oposição aos membros inferiores.
      • Realiza o “passo saltitado” com impulsão e receção no mesmo pé, e as trocas com o braço dado em oposição.
    2. Na Erva Cidreira (simplificada, sem o passe de escovinha):
      • Executa o “passo de passeio”, na primeira figura, com apoios sucessivos alternados, com pequena amplitude e ligeiramente arrastado, apoiando bem o pé no chão, e finalizando com o “Manel” voltado para o seu par.
      • Realiza o “passo de passeio”, na segunda figura, em trajetória circular com palmas, avançando para o par e mantendo-se sempre voltado para o mesmo sentido.
      • Executa o “passo de passeio”, na terceira figura, em trajetória circular com o par entrelaçado, regressando à posição inicial.
    3. No Sariquité:
      • Eleva os calcanhares à retaguarda no “passo corrido”, finalizando com acentuação forte nos últimos dois apoios.
      • Cruza atrás o calcanhar no “passo saltado lateral”, com batimentos fortes nos últimos dois apoios.
      • Realiza os “rodopios” (individuais ou com o par) em passe de corrida rápido, finalizando com batimento forte nos dois últimos apoios.
  1. Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na atividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
  2. Analisa a sua ação e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento.
  3. Conhece a origem cultural e histórica das Danças Tradicionais selecionadas e identifica as suas características bem como as zonas geográficas a que pertencem.
  4. Dança a Vai de Roda Siga a Roda (simplificada, só com a roda grande), o Malhão Minhoto e o Tacão e Bico ou outras danças com as mesmas características (“passo gingão lateral”, “passo serrado”, “passo de malhão” e “passo tacão e bico”) selecionadas pelo professor, respeitando as diferentes posturas e posições assumidas em cada dança e executando os passos em sincronia com a música, demonstrando as seguintes qualidades:
    1. Na Vai de Roda Siga a Roda:
      • Acentua pouco o “passo de malhão”.
      • Na primeira figura em “passo de malhão”, o par mantém-se voltado para o sentido inverso.
      • Realiza a passagem da roda dupla para a roda simples de uma forma fluida, na segunda figura, mantendo-se “o passo de malhão” e as “Marias” à frente.
      • Realiza o batimento coordenado das palmas na terceira figura com “passo de malhão”.
    2. No Malhão Minhoto:
      • Realiza o “passo serrado” descontraído e com os braços pendentes ao longo do corpo.
      • Executa o “passo de malhão” da segunda figura em “meio pivot”, facilitando a passagem do par nas meias voltas, mantendo a estrutura da roda.
    3. No Tacão e Bico:
      • No “passo tacão e bico” cruza à frente com batimento do calcanhar e meia ponta.
      • Executa o “passo de galope lateral” em “meio pivot”, facilitando a passagem do par, sendo rápido nas meias voltas com ação dos braços “baixo-cima” e seguindo o sentido do movimento com a cabeça.
      • No “passo gingão lateral” oscila lateralmente o tronco baixo-cima.
  1. Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na atividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.
  2. Analisa a sua ação e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento.
  3. Conhece a origem cultural e histórica das Danças Tradicionais selecionadas e identifica as suas características, bem como as zonas geográficas a que pertencem.
  4. Dança o Enleio, o Repenicadinho e o Toma Lá Dá Cá ou outras danças com as mesmas características (passo de verde-gaio, passo de escovinha e passo de vira) selecionadas pelo professor, respeitando as diferentes posturas e posições assumidas em cada dança e executando os passos em sincronia com a música, demonstrando as seguintes qualidades:
    1. No Enleio:
      1. Realiza o passo de passeio com grande amplitude, elevando os calcanhares à retaguarda no passo saltado.
      2. Executa o rodopio (pião) em passo saltado com elevação dos calcanhares à retaguarda.
      3. Realiza o passo de escovinha com grande velocidade de execução, com o arrastar do pé a empurrar o chão.
    2. No Repenicadinho:
      1. Executa o passo lento de verde-gaio, respeitando os apoios alternados exigidos e terminando com impulsão e receção no mesmo pé, aproveitando essa receção para realizar os quartos de voltas.
      2. Realiza o passo saltado com rotação externa da coxa, aproximando os membros inferiores da horizontal.
      3. Executa o passo saltitado com impulsão e receção no mesmo pé e rotação externa da coxa, aproximando os membros inferiores da horizontal.
    3. No Toma Lá Dá Cá:
      1. Executa o passo de vira lento e arrastado, coordenado com a oscilação lateral dos membros superiores, com acentuação forte no primeiro tempo do compasso ternário.
      2. Realiza o passo de vira da segunda figura em meias-voltas, coordenado com grande oscilação alternada dos membros superiores (simulação das ondas do mar).