1 – Coopera com os companheiros, quer nos exercícios, quer no jogo, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem e aceitando as opções e falhas dos seus colegas.
2 – Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respetivos sinais e trata com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, cumpre as regras de segurança estabelecidas, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3 – Conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das ações técnico-táticas fundamentais e as principais regras, adequando as suas ações a esse conhecimento.
4 – Em situação de exercício (2 x 0) em deslocamento, incluindo mudanças de direção e de velocidade, inversões, paragens e arranques, utilizando o stick com a pega correta, combina as seguintes ações:
4.1 – Conduz a bola, batida e colada, mantendo-a controlada de acordo com a sequência da ação.
4.2 – Recebe, à direita e à esquerda, em deslocamento à frente e atrás, controlando a bola de modo que permita a opção pelo remate, passe ou condução.
4.3 – Passa, “batido”, “varrido” e “enrolado”, em deslocamento à frente e atrás, à esquerda e à direita, de modo que o companheiro receba a bola sem necessidade de alterar o seu deslocamento.
4.4 – Remata, “batido”, “varrido” e “enrolado”, com precisão, em deslocamento, à esquerda e à direita, de diferentes ângulos e distâncias.
5 – Em situação de jogo 1 x 1, com dois alvos:
5.1 – De posse da bola, enquadra-se ofensivamente, controlando e protegendo a bola, favorecendo a continuidade das suas ações:
5.1.1 – Progride em direção ao alvo, ganhando vantagem sobre o opositor, utilizando com oportunidade o drible, mudanças de direção e velocidade, paragens e arranques (fintas).
5.1.2 – Remata com precisão, ao conseguir vantagem posicional, tempo de remate e ângulo favoráveis.
5.2 – Quando não está de posse da bola, pressiona o opositor para o desarmar, mantendo o enquadramento defensivo, posicionando-se entre o alvo e o portador da bola, cobrindo a linha de remate/progressão direta.
6 – Em situação de jogo 2 x 2 ou 3 x 3, com alvos (defendidos por cada equipa), num campo reduzido, aplica as técnicas referidas nos objetivos anteriores, de acordo com a sua leitura do jogo:
6.1 – Desmarca-se com oportunidade e intencionalidade, oferecendo linhas de passe penetrantes ou de apoio.
6.2 – Recebe a bola, controlando-a e protegendo-a do desarme e libertando-se da pressão defensiva:
6.2.1 – Remata, logo que ganha condições favoráveis.
6.2.3 – Passa a um companheiro desmarcado em penetração ou apoio.
6.2.4 – Progride para ganhar posição favorável ao remate ou ao passe.
6.3 – Marca individualmente em todo o campo, para fechar as linhas de recepção/passe e remate, mantendo o enquadramento defensivo e procurando desarmar o seu opositor direto (defesa).
1 – Coopera com os companheiros, quer nos exercícios quer no jogo, escolhendo as ações favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as opções e falhas dos seus colegas, dando e aceitando sugestões que permitam a sua melhoria.
2 – Aceita as decisões da arbitragem, identificando os respetivos sinais, e trata com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, cumpre as regras de segurança estabelecidas, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3 – Adequa as suas ações, quer como jogador quer como árbitro, ao objetivo do jogo, à função e modo de execução das principais ações técnico-táticas e regras do jogo: a) proibição de contacto, b) jogo perigoso (manipulação do stick, c) exclusividade de contacto com a bola através do stick, d) limite de elevação da trajetória da bola (50 cm), e) linha de antijogo, f) golpes duplos, g) marcação de livres diretos, h) indireto e i) grande penalidade.
4 – Em situação de jogo formal:
4.1 – Na recuperação da posse da bola:
4.1.1 – Desmarca-se rapidamente, se não tem posse da bola, abrindo linhas de passe ofensivas, procurando a finalização rápida, em vantagem numérica e/ou posicional.
4.1.2 – Se é portador da bola, opta pela forma mais rápida de progressão:
4.1.2.1 – Passa rapidamente, utilizando a linha de passe mais ofensiva.
4.1.2.2 – Progride, pela zona central, para ganhar posição favorável ao remate ou ao passe.
4.2 – Se a equipa não consegue vantagem numérica e/ou posicional (por contra-ataque) que lhe permita a finalização rápida, ocupa um espaço vazio dando continuidade às ações ofensivas:
4.2.1 – Desmarca-se com oportunidade e intencionalidade, oferecendo linhas de passe penetrantes ou de apoio.
4.2.2 – Aclara, se o companheiro conduz a bola na sua direção, abrindo a linha de passe na direção da baliza.
4.2.3 – Cruza por trás do portador da bola, abrindo uma linha de passe ofensiva.
4.2.4 – Enquadra-se ofensivamente, à receção de bola, controlando e protegendo-a do desarme e libertando-se da pressão defensiva:
4.2.4.1 – Passa a um companheiro desmarcado em penetração ou apoio.
4.2.4.2 – Progride em direção à baliza, ganhando vantagem sobre o opositor, utilizando com oportunidade o drible, mudanças de direção e velocidade, paragem e arranques (fintas).
4.2.4.3 – Remata com precisão, ao conseguir vantagem posicional, tempo de remate e ângulo favorável.
4.3 – Logo que perde a posse da bola, assume uma atitude defensiva recuando rapidamente para o seu meio-campo:
4.3.1 – Posiciona-se numa zona central à frente da área do guarda-redes, se se encontra em inferioridade numérica defensiva, procurando impedir a finalização rápida, até a sua equipa se encontrar em igualdade numérica.
4.3.2 – Marca individualmente o jogador que se encontra mais próximo, quando em igualdade numérica defensiva, fechando as linhas de receção/passe e remate, mantendo o enquadramento defensivo e procurando desarmar o seu opositor direto.
4.4 – Como guarda-redes:
4.4.1 – Enquadra-se com a bola (sem perder a noção da sua posição relativa à baliza), movimentando-se para ocupar o maior espaço possível e procurando impedir que a bola entre na baliza.
4.4.2 – Com a bola ao seu alcance, procura passá-la a um companheiro desmarcado, iniciando rapidamente o contra-ataque.
5 – Realiza com correção e oportunidade, em situação de jogo e em exercícios-critério, as ações ofensivas: a) receção de bola (à esquerda e à direita), b) condução da bola (batida e colada) em deslocamento à frente e atrás, c) fintas, d) inversões, e) paragens, f) arranques, g) mudanças de direção e de velocidade, h) passe (batido, varrido e enrolado) em deslocamento à frente ou atrás, i) remate (batido, varrido e enrolado), bem como as ações defensivas: j) enquadramento, k) pressão, l) desarme e m) interceção.
CORRIDA DE PATINS – Nível Elementar
O aluno:
1 – Coopera com os companheiros, aceitando as indicações que lhe dirigem e preservando sempre as condições de segurança, pessoal e dos companheiros, e de manutenção e preservação do material.
2 – Aplica criteriosamente o regulamento específico das corridas em patins, quer como praticante quer como juiz, em todas as situações que o exijam.
3 – Em situação de Pelotão em Fila Indiana ou com Formações Duplas e Triplas, acerta a passada pelo colega da frente, procurando que entre ambos exista o menor espaço possível (“andar colados”), e executa com coordenação global e fluidez as seguintes ações das Técnicas de Patinagem em Reta e em Curva, a Deslocação dentro do Pelotão e as
Ultrapassagens:
3.1 – Patina em linha reta com o alinhamento dos quatro pontos de referência (Biqueira, Joelho, Anca, Ombro – Posição-Base), realizando o impulso com todas as rodas em contacto com o solo e transportando o peso do corpo para um e outro lado, mantendo a coordenação entre os membros superiores e inferiores (balanceamento).
3.2 – Curva com manutenção da Posição-Base e da trajetória, descrevendo um semicírculo com os patins semi juntos e paralelos entre si, sem realizar movimento de pernas.
3.3 – Curva com cruzamento de pernas, com o ombro de dentro ligeiramente avançado na direção da curva e com os braços movimentando-se em oposição às pernas no plano sagital.
3.4 – Desloca-se, mudando constantemente de posição dentro do Pelotão, de trás para a frente ou vice-versa, duma só vez, ou passando e entrando à frente de cada um dos colegas.
3.5 – Ultrapassa, saindo rapidamente da posição em que se encontra para passar àquela que pretende, executando apenas três a quatro passos sem contacto com os outros patinadores.
4 – Em situação de exercício, realiza Passagens para dois e três Pelotões e retorno a um Pelotão, com os cruzamentos a serem feitos pela frente ou por trás, conforme a indicação do professor.
5 – Em situação de competição de Contrarrelógio (100 a 300 metros) e de Prova de Perseguição (100 a 300 metros), executa com coordenação global e fluidez as Técnicas de Patinagem em Reta e de Patinagem em Curva e ainda as seguintes técnicas de Partida:
5.1 – Correr nos Patins, com posição inicial dos membros inferiores em Charlot, dando cinco ou seis passos, executados como se estivesse a correr.
5.2 – Partida Frontal, com posição inicial dos membros inferiores em Charlot, mas afastados, transpondo adequadamente o peso do corpo para a perna de trás para tomar balanço e seguidamente para a perna da frente, com impulso da perna posterior.