Patinagem

1. Coopera com os companheiros, aceitando e dando sugestões que favoreçam a sua melhoria, preservando sempre as condições de segurança pessoal e dos companheiros e de manutenção e arrumação do material.
2. Realiza um percurso em patins e uma composição em pares e em trios, com música, combinando com coordenação global e fluidez, habilidades selecionadas entre as seguintes:
2.1 Patina para a frente (após arranque frontal ou lateral) em apoio/impulso alternado de um e outro patim, coordenando a pressão sobre o apoio e a inclinação do tronco, para deslizar e mudar de direção com intencionalidade e oportunidade.
2.2 Desliza para a frente e para trás sobre um e outro patim, fletindo a perna livre (com o patim à altura do joelho da perna de apoio), mantendo a figura e o controlo do deslocamento em equilíbrio (“Quatro”).
2.3 Desliza para a frente sobre um patim, fletindo a perna portadora, com a perna livre em extensão, podendo apoiar as rodas posteriores do patim no solo.
2.4 Desliza para trás cruzando uma das pernas à retaguarda, realizando o apoio da perna que cruza atrás e por dentro do outro apoio.
2.5 Desliza para a frente e também para trás, desenhando um encadeamento de círculos (“oitos”) afastando e juntando respetivamente as pontas dos pés e os calcanhares.
2.6 Curva com cruzamento de pernas, cruzando a perna do lado de fora da curva e realizando esse apoio à frente e por dentro do apoio anterior.
2.7 Curva com os pés paralelos, à direita e à esquerda, com ligeira inclinação dos pés e do tronco para o lado para onde vai virar, mantendo o equilíbrio.
2.8 Trava em “T” após deslize para a frente, no menor espaço de tempo, mantendo o equilíbrio e ficando em condições de iniciar novo deslize.
2.9 Trava em deslize para trás, apoiando o travão no solo e ficando em condições de iniciar novo deslize.
2.10 Desliza sobre os dois patins (à esquerda e também à direita) com os calcanhares virados um para o outro e pontas dos pés para fora (“águia”).
2.11 Inverte o sentido do deslize, a partir da posição de “águia” rodando o pé do sentido do deslizamento, sem pôr os travões no chão.
2.12 Meia volta ou volta, em deslocamento para a frente ou para trás, invertendo a orientação corporal e continuando o deslize.
2.13 Saltos a um e dois pés, após deslizar para a frente, sobre obstáculos ou marcas traçadas no solo, com impulsão simultânea de um ou dos dois pés e receção ao solo com os membros inferiores semifletidos, em equilíbrio e segurança.

1 – Coopera com os companheiros, aceitando e dando sugestões que favoreçam a sua melhoria, preservando sempre as condições de segurança pessoal e dos companheiros e de manutenção e arrumação do material.
2 – Elabora, realiza e aprecia uma composição em equipa, com música, combinando, com coordenação e fluidez, habilidades selecionadas de entre as seguintes:
2.1 – Deslize para a frente em linha reta, sobre um patim, mantendo a perna livre em posição normal (após uma combinação de passos para adquirir a velocidade adequada), executando percursos de cerca de 4 metros alternadamente com o patim esquerdo e o direito.
2.2 – Deslize para a frente sobre um patim, em curvas alternadas para a direita e para a esquerda (conforme o patim portador), sobre os rodados exteriores e sobre os rodados interiores dos patins.
2.3 – Duas curvas exteriores para a frente sobre o patim direito e outras tantas sobre o patim esquerdo, definindo a posição de partida, percorrendo aproximadamente metade de um círculo (cerca de 4 m de diâmetro) em cada curva.
2.4 – Duas curvas interiores para a frente sobre o patim direito e outras tantas sobre o patim esquerdo, definindo a posição de partida, percorrendo aproximadamente metade de um círculo (cerca de 4 m de diâmetro) em cada curva.
2.5 – Avião em curva, para a frente (após uma combinação de passos para adquirir a velocidade adequada), em cada uma das variantes possíveis – exterior e interior frente direito; exterior e interior frente esquerdo.
2.6 – Águia, em curva interior, duas vezes num sentido e outras tantas em sentido contrário, após uma combinação de passos para adquirir a velocidade adequada.
2.7 – Inversão do sentido do deslize exterior trás para exterior frente, rodando o corpo cerca de 45° e mudando o patim livre para patim portador, após uma combinação de passos para adquirir a velocidade adequada.
2.8 – Deslize para trás em linha reta, alternadamente sobre o patim esquerdo e sobre o direito (sem parar), após uma combinação de saltos para adquirir a velocidade adequada.
2.9 – Cruzamentos em linha reta, em deslocação para a frente e para trás, com os dois patins, alternadamente, fazendo passar o patim direito respetivamente pela frente e por trás do patim esquerdo e vice-versa, sucessivamente.
2.10 – Três exterior para a frente, duas vezes sobre o patim direito e outras tantas sobre o patim esquerdo.
2.11 – Voltas de três nos dois sentidos, com movimentos cadenciados e harmoniosos.
2.12 – Avião seguido de carrinho sobre o mesmo patim portador, em deslocação à frente e atrás, sem que o patim da perna livre toque o solo.
2.13 – Deslize para trás, alternadamente sobre um e outro patim, fletindo a perna portadora (a 45°) e mantendo a perna livre em extensão.
2.14 – Mudanças de rodado em deslizamento à frente sobre o patim direito.
3 – Realiza de forma isolada, em ligação ou integrando-os na composição, saltos da patinagem artística, com receção no solo em segurança, harmonia e fluidez de movimentos: salto de valsa, toe-loop, salchow, fip, lutz, rittberger, euler e axel exterior. 4 -Realiza, com um mínimo de três voltas, de forma isolada, em ligação ou integrando-os na composição, piões com entrada em movimento e saída harmoniosa em equilíbrio: pião interior frente, pião interior trás, pião exterior frente e pião exterior trás.